Reumo
Este trabalho tem como objetivo propor a inclusão de questões relacionadas à Agenda 2030 no ensino de ciências, destacando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, 6 e 15, que estão interligados com a promoção de uma melhor qualidade de vida.
O recorte espacial do estudo abrange as escolas paranaenses, no Ensino Fundamental, anos iniciais. O tema proposto é pouco explorado e divulgado no contexto escolar, o que levanta a seguinte problematização: o que ensinar no ensino de ciências e como abordar os ODS com crianças e adolescentes?
Para fundamentar a discussão, foram utilizados autores como Pimentel (2019) e os Cadernos dos ODS. A metodologia adotada é uma pesquisa qualitativa, com ênfase na análise de conteúdo, buscando responder às questões relacionadas ao ensino de ciências com foco na Agenda 2030. Os resultados indicam os principais materiais e obras que podem enriquecer o ensino de ciências nas escolas paranaenses. Este trabalho visa complementar as ações estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental e pelo Plano Nacional de Educação (2014-2024), com o intuito de propor uma melhor qualidade de vida no que se refere às questões ambientais e aos cidadãos.