Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE SOCIAL: ESTADO DE FLOW DE UMA CRIANÇA DURANTE A TRANSIÇÃO PARA UMA NOVA ESCOLA INFANTIL
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Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Cristiane de Oliveira Barros
Faculdade Maria Thereza - FAMATH
2 - Givaldo Guilherme dos Santos
- Universidade Evangélica do Paraguai Responsável pela submissão

Reumo

O artigo aborda a importância de compreender o estado de flow de uma criança durante a transição para uma nova escola infantil, destacando a relevância do tema para a área da educação e da sustentabilidade social sob a ótica do ODS4 que trata da qualidade na educação. Será apresentada uma visão geral sobre os desafios enfrentados pelas crianças nesse contexto, ressaltando a necessidade de investigar o fenômeno do estado de flow e sua relação com a transição escolar e a sustentabilidade social.O Estado de Flow na infância é caracterizado por um estado de absorção total em uma atividade, em que a criança está completamente imersa e focada. Este estado é acompanhado por um sentimento de alegria e realização, e é frequentemente associado ao desenvolvimento de habilidades e aprendizado. A criança costuma exibir alto nível de concentração, motivação intrínseca e um senso de controle durante o Estado de Flow (Almeida, 2020; França, 2022). O problema de pesquisa proposto a partir de um estudo de caso, é investigar o estado de flow de uma criança durante a mudança de escola infantil, considerando a relevância desse estado para o bem-estar e desenvolvimento infantil. A justificativa para este estudo está enraizada na necessidade de compreender os desafios enfrentados pelas crianças nesse processo e a influência da sustentabilidade social e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS-4) em promover uma transição mais positiva e sustentável. Os objetivos do estudo são: i) Investigar o estado de flow das crianças durante a mudança de escola infantil; ii) Identificar os fatores que influenciam esse estado nesse contexto específico. iii) Contribuir para a compreensão de como promover uma transição mais suave e positiva para as crianças, alinhada aos princípios da sustentabilidade social e dos ODS-4. O estudo justifica-se pela sua importância sob a lente da sustentabilidade social e educação infantil. Espera-se contribuir com esse estudo com as melhoras práticas no ambiente educacional. Salientando a importância na comunidade escolar em aplicar nesse ambiente processos que envolvam principalmente o desenvolvimento de habilidades comportamentais nas crianças.