Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DOS DIRECIONADORES DE VALOR DE COMPANHIAS BRASILEIRAS E NORTE-AMERICANAS APÓS O IPO.
Abrir Arquivo

Tema

Finanças Sustentáveis

Autores

Nome
1 - Thais Camilio de Oliveira
FEA-RP/USP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP - FEARP Responsável pela submissão

Reumo

O Brasil vivenciou, nos últimos anos, um aumento expressivo de IPOs (initial public offering). Tais transações, fruto de uma maior abertura de mercados de capitais, evidenciam a competitividade do mercado brasileiro e a busca pela maximização de valor para o acionista por parte das empresas. Todavia, nem todas as empresas apresentaram resultados positivos em seu desempenho econômico e financeiro e de suas ações. Desta forma, o trabalho tem por objetivo analisar a geração de valor de Companhias brasileiras e comparar em relação a empresas americanas, ambas nos períodos subsequentes à realização do IPO, a fim de compreender quais variáveis causaram impacto no resultado obtido. Para atender os propósitos da pesquisa, tem-se seguintes procedimentos metodológicos; i) realização de uma pesquisa qualitativa, por meio do levantamento das empresas que fizeram IPO no período destacado, tanto no Brasil quanto nos EUA; ii) posteriormente, levantamento dos principais indicadores econômicos e financeiros e de geração de valor das empresas com dados disponíveis nos bancos de dados do Economática®. Diante desses dados serão realizadas análise descritiva, buscando identificar a real dimensão dos direcionadores de valor para dois grupos de empresas: aquelas que tiveram geração de valor ao londo do período, analisado anualmente, e aquelas que destruíram valor; iii) também, aplicar-se-á modelos de Agrupamentos de Variáveis, além de procedimentos de Data Science para coleta, organização e tratamento de dados não estruturados. Cabe reforçar uma vez mais, que os investidores, credores e os diversos outros agentes de mercado possuem interesse na compreensão sobre as informações contábeis sob os aspectos de geração de valor.