Reumo
1 INTRODUÇÃO
Considerada uma das decisões mais críticas na trajetória de um indivíduo, a definição e desenvolvimento de uma carreira constitui um aspecto fundamental para o alcance de um emprego adequado, sendo um elemento significante para a satisfação vocacional e alcance de objetivos profissionais e pessoais (Kim; Beier, 2020). Dada a evidente importância, a transição de carreiras é objeto de análise de diversos campos da área de gestão, tais como os recursos humanos, os estudos sobre comportamento organizacional, estratégia, gestão internacional e empreendedorismo. Apesar disso, os estudos sobre transição de carreira ainda apresentam uma abordagem fragmentada (Sullivan; Ariss, 2021).
Ao considerar o escopo deste estudo, delimitado para o contexto dos profissionais de ensino, a literatura demonstra-se ainda mais emergente e pouco explorada, fato inversamente proporcional à magnitude da importância que os estudos sobre as carreiras dos profissionais de ensino representam para diversas pautas, como o Desenvolvimento Sustentável (DS). Diante do exposto e, considerando a baixa quantidade de estudos sobre o tema em estudo, a presente pesquisa caracteriza-se como uma scoping review, realizada conforme a estrutura proposta por Arksey e O’Malley (2005), com vista a responder a seguinte questão: Qual o estado da arte dos estudos que investigam os processos de transição de carreira dos profissionais de ensino? Com esta finalidade, adotou-se como objetivo mapear a literatura existente acerca da transição de carreira de profissionais de ensino, considerando as principais definições, temas centrais, instrumentos e métodos utilizados, lacunas e resultados.
2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
O presente estudo caracteriza-se como uma revisão de escopo da literatura, este tipo de revisão constitui uma abordagem relativamente nova para a síntese de evidências na busca pela clarificação de determinado fenômeno, geralmente de caráter emergente na literatura disponível (Munn et. al., 2018). Em síntese, scoping reviews possuem a finalidade de mapear conceitos que sustentam uma determinada área de pesquisa, bem como as principais fontes e tipos de evidências disponíveis (Arkey; O’Malley, 2005).
A presente scoping review iniciou-se considerando as recomendações de Levac, Colquhoun e O’Brien (2010) acerca da composição da equipe de pesquisa, da questão de pesquisa a ser investigada e da sistematização e protocolo das buscas, incluindo a identificação dos termos de pesquisa e a seleção das bases de dados. A definição das etapas de pesquisa tomou como base a estrutura proposta por Pham et. al., (2014), construída a partir dos estudos de Arksey e O’Malley (2005) e Levac, Colquhoun e O’Brien (2010).
4 RESULTADOS E CONSIDERAÇÕES FINAIS
O presente estudo teve como objetivo mapear a literatura existente acerca da transição de carreira de profissionais de ensino. Identificou-se a predominância de estudos qualitativos, realizados por meio de entrevistas individuais ou grupos focais, com quantidades restritas de participantes e em contextos específicos.
Além disso, foi possível observar a ênfase dada, em parte dos estudos, à transição de carreira para o ensino, de profissionais que já exerciam outras carreiras anteriormente e optaram pela docência como uma segunda carreira em determinado momento da vida, motivados, especialmente, pela escassez de profissionais docentes. Com destaque para os profissionais da área de saúde, que apresentaram uma quantidade maior de estudos sobre o processo de adesão a uma segunda carreira enquanto docentes.
Com base na revisão de literatura realizada, é possível conceber o caráter emergente do fenômeno em análise, o que clarifica a necessidade de estudos em maior quantidade e profundidade acerca da transição de carreira de profissionais de ensino. Demonstra-se essencial que pesquisas futuras se aprofundem em diferentes contextos de transição, impactos nas práticas pedagógicas e recursos de apoio necessários para uma transição bem-sucedida. A ampliação desta área de estudo não apenas revela potencial de enriquecer a compreensão das dinâmicas envolvidas na transição de carreira dos profissionais de ensino, mas também de auxiliar no desenvolvimento de políticas e práticas que promovam o aperfeiçoamento profissional e a qualidade da educação.