Reumo
Neste estudo explora-se a capacidade de inovação nos serviços, destacando a sua importância tanto no meio académico como mundo empresarial. Embora exista muitos estudos sobre capacidade de inovação no setor de serviços, ainda falta uma compreensão abrangente de como ocorre em diferentes setores de serviços de uma forma mais atualizada. A revisão tem como proposito explorar a capacidade de inovação em serviços de uma forma mais atualizada através da análise das publicações dos últimos cinco anos. Procurando identificar tendencias, comparar variações entre os diversos setores e fornecer perspectivas para pesquisas futuras. Foi realizada uma revisão sistemática utilizando o método PRISMA. A pesquisa utilizou a base de dados Web of Science, com foco em artigos publicados entre 2020 e 2024. Os critérios de pesquisa incluíram estudos sobre capacidade de inovação em diferentes setores de serviços. A revisão sistemática analisou 10 estudos que definem e destacam a importância da capacidade de inovação em serviços, como startups, hotelaria e bancos. Na análise dos 10 artigos selecionados ficou evidente que independente do setor a capacidade de inovação é o papel chave para utilizar como parte estratégica de uma empresa. Os resultados concentram-se na capacidade de inovação em diversos setores de serviços, utilizando a base de dados Web of Science. O estudo identificou, que embora existam várias pesquisas sobre capacidade de inovação, voltadas às capacidades de inovações organizacionais e capacidades de inovações em produtos, é importante aprofundar pesquisas na capacidade de inovação em serviços, em função das suas especificidades.