Reumo
O objetivo da pesquisa é analisar as práticas de gestão de uma Instituição de Ensino Superior (IES) para a inclusão de pessoas surdas na universidade. Para alcançar o objetivo, um estudo de caso foi conduzido com uma IES privada, tendo reconhecimento em nível regional, nacional e internacional. O estudo foi conduzido por meio de entrevistas qualitativas com gestor, professor surdo, estudantes surdos e intérpretes de Libras – Língua Brasileira de Sinais. Os resultados permitiram apresentar as iniciativas e repercussões da inclusão de pessoas surdas nas dimensões de representação, participação, apreciação e aplicação. Este estudo apresenta três contribuições. A primeira contribuição é apresentar as práticas e desafios para inclusão da população surda nas universidades, contribuindo para as IES aprimorarem iniciativas de diversidade, equidade e inclusão. A segunda contribuição é aprofundar a inclusão dos surdos de forma ampla, em atividades de ensino, pesquisa e extensão nas modalidades presencial e de educação à distância (EaD). A terceira contribuição é acessar as experiências de professor e estudantes surdos, o que é um diferencial nos estudos sobre inclusão dado que a maioria das pesquisas nesse campo acessam a experiência de gestores e docentes ouvintes sobre a inclusão, mas não acessam a experiência do PcD na universidade.