Resumo

Título do Artigo

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: UMA ANÁLISE EM CURSOS SUPERIORES DE ADMINISTRAÇÃO NA REGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO E ALTO PARANAÍBA – MG
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Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Mayara Abadia Delfino dos Anjos
Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) Responsável pela submissão
2 - Ananda Silva Singh
- Universidade federal de uberlandia
3 - Jose Eduardo Ferreira Lopes
- FAGEN - Faculdade de Gestão e Negócios

Reumo

O tema deste estudo é a integração dos conceitos de sustentabilidade nos currículos dos cursos de Administração abordando a Educação para a Sustentabilidade na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O objetivo central é analisar os planos de curso das graduações presenciais em Administração oferecidas por 26 instituições de ensino nessa região, verificando a inclusão de disciplinas relacionadas à sustentabilidade. O estudo busca identificar como as instituições estão preparando os futuros administradores para lidar com questões ambientais, sociais e econômicas nas práticas empresariais. A metodologia adotada possui caráter descritivo e os procedimentos utilizados foram documentais, com a análise de conteúdo dos planos de ensino e matrizes curriculares das instituições. O processo de coleta de dados foi realizado acessando os sites oficiais das instituições, onde foram buscadas as palavras-chave "sustentabilidade", "sustentável" nos planos de ensino, matrizes curriculares e/ou ementa das disciplinas dos cursos de administração. Os resultados mostram que, das 26 instituições que oferecem o curso de Administração na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, 10 oferecem disciplinas relacionadas ao tema da sustentabilidade, como “Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável”. Entre elas, instituições como o Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP) e o Centro Universitário do Cerrado Patrocínio (UNICERP) oferecem disciplinas curriculares com 40 horas-aula. No entanto, a maioria das instituições ainda não possui disciplinas específicas sobre sustentabilidade, revelando uma lacuna na formação acadêmica dos administradores da região. Conclui-se que, embora haja uma inclusão crescente da sustentabilidade nos currículos, essa ainda é limitada, o que demonstra a necessidade de maior integração prática e teórica desse tema. Futuros estudos podem investigar o impacto dessas disciplinas na formação dos alunos e na aplicação dos conceitos no mercado de trabalho.