Reumo
O crescimento da degradação ambiental nas últimas décadas impulsionou a discussão sobre sustentabilidade, destacando a importância da proteção ambiental para o desenvolvimento sustentável, conforme abordado pelo Clube de Roma em 1968 e pelo Relatório de Brundtland em 1987. O conceito de Ambiental, Social e Governança (ESG) surgiu em 2004, promovendo uma mudança na abordagem das empresas, que passaram a se atentar mais às questões ambientais e sociais, além da mera responsabilidade social corporativa. A sociedade demanda organizações com práticas sustentáveis, reconhecendo o papel das empresas na conversão de recursos naturais em produtos.
Instituições de ensino, como a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), têm a capacidade de implementar práticas ESG, promovendo conhecimento e ações sobre esses aspectos. O objetivo deste estudo é identificar as práticas ESG na UFDPar, com foco em suas políticas ambientais, sociais e de governança, justificado pela necessidade de atualizar e implementar ações que promovam a adesão ao ESG. A pesquisa considera indicadores-chave como consumo de água e energia, desperdício e educação.
O conceito de ESG é uma evolução das práticas de responsabilidade social corporativa, refletindo a crescente importância das questões ambientais e sociais no ambiente corporativo. A governança, como parte do ESG, inclui aspectos como compliance e diversidade no conselho, além de exigir transparência nas operações e decisões das organizações.
A adesão às práticas ESG nas universidades federais é fundamental, pois essas instituições têm a oportunidade de fomentar a conscientização sobre sustentabilidade. O sistema de ranqueamento de práticas ESG, como a metodologia UI GreenMetric, permite que as universidades avaliem seu desempenho em consumo de recursos e iniciativas sustentáveis.
A pesquisa, classificada como exploratória descritiva, utiliza análise documental para identificar práticas ESG na UFDPar, analisando informações disponíveis no site da instituição. Foram examinados documentos que revelam práticas ambientais, sociais e de governança, considerando o contexto da UFDPar, que foi criada em 2018 e oferece diversos cursos, incluindo Ciências Biológicas e Medicina.
No pilar ambiental, a UFDPar prioriza a sustentabilidade com ações voltadas para a mitigação de degradações, adotando energias alternativas e promovendo uma estrutura organizada em conformidade com a legislação. A universidade implementa práticas de produção limpa e envolve os estudantes em atividades sustentáveis, como hortas e centros de piscicultura, formando cidadãos conscientes.
No eixo social, a UFDPar promove inclusão e diversidade, beneficiando comunidades marginalizadas e oferecendo treinamento para mulheres. A universidade, através do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade, apoia a educação inclusiva, refletindo uma crescente conscientização da importância de práticas sociais responsáveis.
A governança na UFDPar é pautada por princípios de transparência e responsabilidade. A instituição implementou um plano de integridade e mantém uma estrutura organizacional que garante a conformidade com as normas de governança. Resoluções específicas abordam a administração de riscos e práticas de transparência.
O estudo constatou que a UFDPar integra ações de sustentabilidade e responsabilidade social, promovendo uma educação que forma líderes comprometidos com a melhoria da qualidade de vida em suas comunidades. As práticas identificadas foram organizadas em uma tabela que detalha ações nos três pilares do ESG, reforçando a importância da interação entre as dimensões ambiental, social e de governança.
Em conclusão, o estudo ressaltou a importância de ações integradas para promover a sustentabilidade, envolvendo instituições públicas, privadas e a sociedade. A conscientização e a educação ambiental são essenciais para enfrentar os desafios atuais e garantir um futuro sustentável. As práticas identificadas na UFDPar demonstram um compromisso com a sustentabilidade, a responsabilidade social e a governança, além de oferecer um modelo para outras instituições de ensino superior.
As limitações do estudo decorrem do recente desmembramento da UFDPar, o que pode influenciar sua autonomia e a implementação de práticas ESG. Futuras pesquisas poderiam explorar mais a fundo a estrutura jurídica e organizacional da UFDPar e suas práticas ESG, possibilitando uma análise mais abrangente e resultados significativos.