Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS SUSTENTÁVEIS SITUADOS EM ROTA TURÍSTICA
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Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Joana Sthefanny Gomes Costa dos Santos
Universidade Federal do Ceará - UFC - Ciências Exatas Responsável pela submissão
2 - Vinicius Tabosa dos Santos
Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral
3 - Luis Ayran Sousa Costa
Faculdade Luciano Feijão - Sobral
4 - Felipe Estevam Costa dos Santos
-
5 - Elzilene Gomes Costa
- Geografia; Direito

Reumo

Políticos, gestores públicos e privados e especialistas têm apresentado interesse pela temática que adaptam roteiros turísticos visando a formação da cidadania permeada por temas voltados para a sustentabilidade. Nesse cenário, o turismo sustentável tem sido apontado como um catalisador de soluções para problemas de sustentabilidade (MEEK et al, 2010) e uma força central na desenvolvimento de uma economia ecologicamente e socialmente sustentável (PACHECO et al. 2010). No Brasil o tema sustentabilidade vem se destacando no que concerne ao comportamento do consumidor. Estudo do Sebrae realizado em 2012 revelou que 79% dos proprietários dos pequenos negócios sabem que as ações sustentáveis podem atrair mais clientes. Com base na visão regionalizada, a roteirização torna-se estratégia importante na inserção de produtos diferenciados no mercado e entendida como um processo que estrutura a oferta de uma região, transformando-a em um produto rentável e comercialmente viável. No Estado do Ceará essa temática vem se destacando no que concerne a implementação das rotas turísticas, especificamente a Rota Mirante da Ibiapaba, instituída através da Lei Estadual nº17.596, 03.08.2021 (D.O. 05.08.21), tendo como um dos objetivos promover a preservação do patrimônio cultural e do meio ambiente na Serra da Ibiapaba. Assim, esses espaços apresentam possibilidades de se analisar a oferta dos serviços ofertados ao público que visitam esses espaços. Nesse aspecto, avaliar os empreendedimentos turísticos que trabalham na área da sustentabilidade se apresenta como um indutor da qualidade turística do empreendimento. Segundo Oliveira & Pereira (2021) a avaliação dos serviços ofertados através da internet tem se constituído em uma fonte de informação importante para viajantes, os quais através dos conteúdos digitados, vídeos e imagens apresentados pelos vitantes anteriores – buscam uma descrição e análise da qualidade dos serviços ofertados pelos empreendimentos a serem visitados. Nessa ótica, os sites de avaliação, a exemplo do “google” empresa, podem classificar aspectos da experiênciência do visitante com notas de 1 a 5 estrelas, complementado pela descrição de feedback positivo ou negativo sobre um aspecto avaliado. OBJETIVOS: Evidenciar as percepções dos visitantes em empreendimentos sustentáveis inseridos na Rota Mirante da Ibiapaba, Ceará. METODOLOGIA: Tendo como foco do estudo a análise da qualidade dos serviços ofertados pelos empreendimentos sustentáveis a abordagem deste estudo foi a análise dos comentários no Google sobre os comentários dos usuários a partir de um parque particular e um outro público. Nesse aspecto buscou-se analisar as principais fragilidades e pontos fortes dos atrativos turísticos. Para a coleta dos dados adotou-se como referência o período de 2018 a 2023. Após a coletado dos dados foram transcritos e categorizados adotando a escala TOURQUAL (MONDO, 2014), a qual permite a análise de seis categorias: Acesso, Ambiente, Elemento Humano, Experiência, Segurança e Qualidade Técnica. Os empreendimentos aqui analisados, sob a ótica do visitante, apresentaram pontos negativos e positivos com diferença quanto a indicação das categorias analisadas. Enquanto no atrativo particular destacou-se o Elemento Humano como fator negativo, no espaço público esse se constituiu num indutor positivo.