Reumo
O desperdício de alimentos em residências ocorre em quantidades muito maiores do que no ambiente empresarial, contribuindo para a insegurança alimentar e a fome global. Sua redução pode impactar diretamente na diminuição dos efeitos sociais, ambientais e econômicos decorrentes desse problema. Portanto, o objetivo deste estudo é analisar os fatores que influenciam a intenção de reduzir o desperdício de alimentos em âmbito doméstico. Baseado no referencial teórico apresentado, foi desenvolvido um modelo estrutural utilizando a Teoria do Comportamento Planejado (TCP) como base teórica. O modelo teórico incluiu os construtos fundamentais da TCP (atitude, normas subjetivas e controle comportamental percebido), além de construtos adicionais (autoidentidade, arrependimento antecipado, sentimento de culpa e consciência de sustentabilidade). A estratégia de pesquisa adotada foi um levantamento, com análise dos resultados por meio de uma abordagem quantitativa e a aplicação da técnica de modelagem de equações estruturais com estimação por mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). A amostra da pesquisa foi composta por 414 participantes maiores de 18 anos. Os procedimentos estatísticos revelaram que cinco hipóteses foram confirmadas, relacionadas à influência da atitude, norma subjetiva, autoidentidade e arrependimento antecipado na intenção dos indivíduos em reduzir o desperdício de alimentos em suas residências. As conclusões deste estudo têm implicações significativas para o desenvolvimento de campanhas de marketing social destinadas a sensibilizar as pessoas sobre a importância de reduzir o desperdício de alimentos, orientando ações que enfatizem os benefícios sociais, econômicos e ambientais do ato de reduzir o desperdício. Além de evidenciar a importância de utilizar mensagens persuasivas que reforcem a avaliação positiva dos indivíduos em ter a intenção de reduzir, bem como ações que reforcem o papel de familiares e amigos neste ato, incentivando os indivíduos a se identificarem com o comportamento e apontando os impactos negativos do desperdício de alimentos, para que os sujeitos venham a se arrepender antes de desperdiçar alimentos aptos para o consumo.