Reumo
A presente investigação analisou a influência de valores pessoais na orientação empreendedora de futuros administradores voltada ao empreendedorismo social. Para alcançar o objetivo proposto nesta investigação, a pesquisa empírica foi desenvolvida em uma IES pública, considerada uma das melhores da região Nordeste, segundo o The World University Rankings 2024. Empregou-se o questionário como instrumento de coleta de dados. Para o teste de hipóteses, realizou-se análise de regressão linear múltipla com uma base de dados de 210 questionários. Os resultados indicaram, considerando um intervalo de confiança de 99%, que valores altruístas e biosféricos possuem um efeito positivo na orientação empreendedora discente voltada ao empreendedorismo social (p-valor <0,01), portanto, aceita-se a hipótese H1 desta investigação. Os achados coadunam com os pressupostos da Teoria do Valor-Crença-Norma. Diante do exposto, entende-se que essa pesquisa pode contribuir para o avanço dos estudos relacionados à área do empreendedorismo social, por sugestionar fatores que podem influenciar de forma positiva e significante a orientação empreendedora dos futuros administradores voltada ao empreendedorismo social, a partir da inter-relação com os valores pessoais. Sob esta perspectiva, espera-se que as evidências obtidas nesta investigação, possam contribuir para que as IES, discutam, de forma sistematizada, estratégias para potencializar, ao longo do percurso formativo dos futuros administradores, orientações de valores altruístas e biosféricos, sobretudo quando deseja-se promover mudanças de atitudes de longo prazo, bem como fomentar o desenvolvimento de orientação empreendedora voltada ao empreendedorismo social no país. Com relação às limitações da pesquisa, destaca-se que os resultados não são passíveis de generalização, restringindo-se, portanto, apenas à amostra investigada. Sob esta ótica, empreender esforços para tentar capturar os efeitos de outros preditores na orientação empreendedora voltada para o empreendedorismo social em países de diferentes aspectos econômicos, culturais, sociais e ambientais através de um cross-national study pode ser uma oportunidade promissora de investigação. De modo adicional, estudos poderiam utilizar outros procedimentos metodológicos, como entrevistas e grupos focais, com gestores educacionais, discentes, professores e empreendedores sociais, com a finalidade de compreender de forma mais robusta as questões abordadas por esta investigação.