Resumo

Título do Artigo

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E ESTRATÉGIA DE DESINVESTIMENTO: representações do encerramento da produção de carros da empresa Ford – Brasil
Abrir Arquivo

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Jacquelaine Florindo Borges
Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN/UFU Responsável pela submissão

Reumo

–Introdução: Crises econômicas e ambientais globais podem levar ao redirecionamento dos investimentos corporativos. Um desafio central para este tema é a compatibilidade de redirecionamento de ativos empresariais com sustentabilidade social. O objetivo deste estudo foi analisar as representações sociais dos stakeholders da empresa Ford, no Brasil, a partir da decisão dos gestores da Ford – Matriz de encerrar as operações de produção de automóveis no país. A questão que orientou a pesquisa foi: como o encerramento da produção de automóveis pela Ford, no Brasil, foi representado por funcionários da empresa, clientes/compradores e fornecedores – Fundamentação Teórica: A pesquisa está fundamentada em estudos sobre estratégia de desinvestimento e responsabilidade social corporativa e estudos psicossociológicos sobre representações sociais. – Metodologia: Para a coleta e a análise do material de pesquisa foram utilizados o método de análise narrativa temática e visual e o método do estudo de caso, a partir da utilização de uma abordagem qualitativa dos dados coletados com a pesquisa documental em internet e websites de jornais e revistas. – Análise e Discussão dos Resultados: A análise do material empírico identifica diversas imagens do desinvestimento da Ford-Brasil: luto, medo de depressão, perda de sonhos, surpresa e perplexidade, empresa que passa a ser proibida: acesso negado, impacto em cadeia para fornecedores e comércio local. Como performar desinvestimento estrangeiro de forma sustentável? – Conclusão: A pesquisa contribui com uma lacuna sobre ações de responsabilidade social corporativa para o enfrentamento dos impactos simbólicos de estratégias de desinvestimento para os stakeholders. – Referências principais: ABRUTYN, S. Toward a sociological theory of social pain. Journal for the Theory of the Social Behaviour, v. 53, n. 3, p. 351-371, 2023. ARTE, P.; LARIMO, J. Taking stock of foreign divestment: insights and recomendations from three decades of contemporary literature. International Business Review, v. 28, n. 6, Article 101599, 2019. CORAIOLA, D. M.; DERRY, R. Remembering to forget: the historic irresponsability of U.S. Big Tobacco. Journal of Business Ethics, v. 166, p. 233-252, 2020. GARRIGA, E.; MELÉ. D. Corporate Social Responsability Theories: mapping the territory. Journal of Business Ethics, v. 53, n. ½, p. 51-71, 2004. GOLOB, U.; PODNAR, K.; WEDER, F. Reimagining the sustainable consumer: why social representations of sustainable consumption matter. Business Ethics, the Environment & Responsibility, v. 33, n. 4, p. 847-859, 2024. GUNDERSON, R. Powerless, stupefied, and repressed actors cannot challenge climate change: real helplessness as a barrier between environmental concern and action. Journal for the Theory of the Social Behaviour, v. 53, n. 2, p. 271-295, 2023. MACCARINI, A. M. Imagine, predict or perform? Reclaiming the future in sociology beyond scientism and catastrophism. Journal for the Theory of the Social Behaviour, v. 54, n. 3, p. 319-335, 2024. MENDONÇA, H. A vida sem plano B depois da saída da Ford no Brasil. Jornal El País Brasil, 20 abr. 2021. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2021-04-20/a-vida-sem-plano-b-depois-da-saida-da-ford-no-brasil.html. Acesso em: 20 fev. 2024. PHILLIPS, R.; SCHREMPF-STIRLING, J.; STUTZ, C. The past, history, and Corporate Social Responsability. Journal of Business Ethics, v. 166, p. 203-213, 2020. RIESSMAN, C. K. Narrative Methods for the Human Sciences. Los Angeles, USA: Sage Publications, 2008. SCHMID, D.; MORSCHETT, D. Decades of research on foreign subsidiary divestment: What do we really know about its antecedentes? International Business Review, n. 29, n. 4, Article 101653, 2020. WALLACE, R.; BATEL, S. Representing personal and common futures: insights and new connections between the theory of social representations and the pragmatic sociology of engagements. Journal for the Theory of the Social Behaviour, v. 54, n. 1, p. 65-85, 2024. YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.