Resumo

Título do Artigo

Sociedade mais sustentável por meio da mobilidade elétrica: análise das emissões operacionais do Renault Kwid E-Tech
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Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - João Marcelo Fernandes Gualberto de Galiza
Universidade Federal da Paraíba UFPB - Centro de Tecnologia Responsável pela submissão
2 - Daniel de Paula Diniz
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3 - monica carvalho
- Departamento de Engenharia de Energias Renováveis
4 - Raphael Abrahão
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Reumo

Este trabalho realiza uma análise ambiental do Renault Kwid E-Tech, ao longo de 100.000 km, quantificando a pegada de carbono associada ao uso e manutenção do veículo elétrico. A avaliação baseou-se na metodologia da Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), utilizando o software SimaPro v.9.5.0.1 e o método IPCC 2021 GWP 100a. Considerou-se o abastecimento com eletricidade da rede elétrica nacional (mix elétrico), e a manutenção e troca de peças. A pegada de carbono associada ao consumo de eletricidade é de 0,136 kg CO2-eq/kWh, o que ao longo da vida útil contribui com 1.999,26 kg CO2-eq . A pegada de carbono decorrente da manutenção e troca de peças correspondeu a 6,85% da pegada total (2.146,89 kg CO2-eq). Este estudo contribui para a discussão sobre a sustentabilidade da mobilidade elétrica e a necessidade de práticas de produção e manutenção mais sustentáveis.