Resumo

Título do Artigo

PARA ALÉM DAS ESTRUTURAS: UMA COMPREENSÃO DAS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL EM UMA REDE DE SUPERMERCADO NO CEARÁ
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a sustentabilidade

Autores

Nome
ANTÔNIA MÁRCIA RODRIGUES SOUSA
Quiriane Maranhão Almeida
Gilberto Frota Furtado
Francisca Juliana Miranda Linhares

Reumo

As exigências da sociedade em relação a medidas políticas de sustentabilidade ambiental por parte das organizações têm aumentado gradativamente nos últimos anos. A cadeia produtiva e os consumidores tendem a valorizar a oferta de produtos e serviços com qualidade aliada à sustentabilidade ambiental. Para tanto, o objetivo central deste estudo é analisar a percepção dos gestores e clientes-fidelidade em relação às práticas de sustentabilidade ambiental em uma rede de supermercado. A amostra da pesquisa compreende 11 gestores e 22 clientes de uma rede de supermercado no Ceará. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e descritiva quanto ao objetivo. Para coleta de dados, utilizou-se a técnica denominada purposeful sampling. O instrumento utilizado para o grupo de gestores foi uma entrevista semiestruturada; e para o grupo de clientes, um formulário enviado por e-mail. Para melhor entender o comportamento das empresas em relação às suas práticas de sustentabilidade ambiental, utilizou-se o método comparativo. Procedeu-se à análise utilizando a técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontaram a existência de várias práticas de sustentabilidade ambiental, entretanto, ainda percebida de forma genérica por parte do seu público interno e externo.