Resumo

Título do Artigo

Produção científica, cultural, artística e tecnológica: o caso dos docentes da UFSM campus de Frederico Westphalen.
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas correlatos

Autores

Nome
LORIMAR FRANCISCO MUNARETTO
Julio Araujo Carneiro da Cunha
Jéssica Thalheimer de Aguiar
Luiz henrique Natalli

Reumo

O estudo teve por objetivo identificar e descrever o conceito de cada curso de graduação da UFSM de Frederico Westphalen, em relação ao indicador 2.14 do IACG que trata sobre a produção científica, cultural, artística, tecnológica dos docentes. O estudo possui abordagem metodológica quantitativa e quanto aos objetivos a pesquisa se caracteriza como descritiva do tipo documental. Por meio de pesquisa realizada na plataforma do currículo lattes do CNPq, foram coletados os dados relativos a produção científica de 79 (setenta e nove) docentes da UFSM de Frederico Westphalen/RS. Os dados foram coletados no mês de julho de 2016, por meio da contagem dos registros de produção científica registradas no currículo lattes (CNPq) de cada docente dos cursos/departamentos. Os resultados demonstram que a soma de produções científica, cultural, artística, tecnológica dos docentes, realizada entre os anos de 2013 a 2015 foi de 1683 produções, o que representa em média 21,34 produções por docente. Os cursos de engenharia ambiental, agronomia, engenharia florestal, relações públicas e jornalismo, obteriam o conceito 5, pelos avaliadores do MEC/INEP no indicador 2.14 do IACG, o que se configura como excelente e o curso de sistemas de informação obteria o conceito 4, o que se configura como muito bom.