Resumo

Título do Artigo

DESEMPENHO SOCIALMENTE RESPONSÁVEL NO SISTEMA FRANCHISING: UM ESTUDO DE CASO EM UM FRANQUEADO
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Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
Dayana Carneiro Leite
Verônica Macário de Oliveira

Reumo

O presente estudo objetiva identificar o desempenho socialmente responsável de uma franquia do ramo de cosméticos e perfumes a partir da percepção do público interno que atua no nível tático de uma franqueada na cidade de Campina Grande - PB. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de natureza descritiva. A análise dos resultados foi feita a partir da abordagem quali-quantitativa. Foram investigados todos os 18 (dezoito) sujeitos que atuam no nível tático da franqueada como supervidores, devido ao nível de informação necessário sobre as práticas de RSE da empresa estudada. Desse modo, a amostra foi censitária. Os dados foram coletados por meio das técnicas: pesquisa documental, observação participante e aplicação de questionário, o qual foi elaborado com base na parametrização do Modelo TPSC de Carroll (1979) feita por Macêdo, Gadelha e Cândido (2014). Os resultados apontaram que a franquia possui uma postura socialmente responsável, visto que foi identificada uma frequência positiva das categorias de responsabilidade social. Além disto, verificou-se que a empresa possui fortes práticas socioambientais principalmente nas áreas de segurança do produto, consumo e meio ambiente. Por fim, o comportamento de resposta mais presente na Franquia é a acomodativa.