Resumo

Título do Artigo

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NO SETOR VAREJISTA
Abrir Arquivo

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
Leonardo Gabriel Borges
Jênifer Franciele Veiga dos Santos da Rocha
Rozali Araujo dos Santos
LIANE MAHLMANN KIPPER

Reumo

RESUMO A Responsabilidade Social Corporativa é um tema recente no contexto brasileiro onde o entendimento de significado e engajamento depende do setor a qual a empresa pertence. No setor de varejo, que está diretamente em contato com seu público consumidor, tem-se um ambiente dinâmico que a todo o momento aparecem novas exigências, e a necessidade de alterar as estratégias, buscando adequar-se as expectativas da sociedade. Para tanto se buscou nesta pesquisa analisar o engajamento para a Responsabilidade Social Corporativa de um supermercado através de comparação entre o posicionamento dos gestores e percepção dos clientes são os objetivos deste estudo. Utilizou-se uma metodologia qualitativa descritiva, por meio de entrevistas semiestruturadas com os gestores e questionários com os clientes. Observou-se nos resultados que o posicionamento dos gestores do supermercado tem um engajamento para Responsabilidade Social Responsiva, buscando atuar como um bom cidadão corporativo, minimizando os impactos negativos causados pela empresa e também buscando obter ganhos com a exposição da imagem da empresa. E considerando as respostas dos questionários aplicados aos clientes, ficou de fácil percepção que os clientes não enxergam claramente as ações de Responsabilidade Social por parte do supermercado, inclusive acreditam que faltam informação e divulgação das mesmas. PALAVRAS-CHAVE: Responsabilidade Social Corporativa. Percepção. Varejo.