Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DEMOCRÁTICA DOS POLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD EM PERNAMBUCO: UM INCENTIVO À SUSTENTABILIDADE
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Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
Rita Ferreira Gonçalves da Silva
José de Lima Albuquerque
Rodolfo Araújo de Moraes Filho
TIAGO SOARES DA SILVA
Gustavo de Castro Nery

Reumo

A Educação a Distância no Brasil existe a mais de um século e chegou ao Ensino Superior pela criação da Universidade Aberta do Brasil, um consórcio de universidades públicas já estabelecidas o que poderia dar um caráter mais estável a EAD pública no Brasil. No entanto, a característica descentralizada da UAB, representada pelos polos de apoio presenciais, apresenta instabilidades no funcionamento dado que os polos podem ser mantidos por órgãos estaduais ou municipais e muitos deles sofrem da descontinuidade da gestão a cada quatro anos. Uma pesquisa exploratória preliminar procurou observar o que ocorre com os alunos de polos que sofrem com deficiências no padrão de qualidade estabelecido pelo Ministério da Educação. Foram realizadas visitas a polos de apoio presenciais, considerados modelos e outros menos estruturados. Aplicaram-se questionários aos alunos para visualizar a percepção desses em relação aos polos; Verificou-se que os alunos da educação a distância da UAB pouco podem fazer para mudar certas situações indesejadas porque possuem baixa representatividade e pouco acesso a informações importantes sobre seus polos. Assim, propõe-se incentivara representatividade discente e o aumento da transparência da gestão para aumentar a sustentabilidade dos polos de apoio presencial do Sistema Universidade Aberta do Brasil em Pernambuco.