Reumo
Este trabalho aborda estratégias de inovação social com foco no turismo de base comunitária na região amazônica. O objetivo geral é analisar a inovação social como estratégia para promoção do turismo de base comunitária e desenvolvimento sustentável. São objetivos específicos a identificação dos elementos estratégicos de turismo comunitário e inovação social (1); análise da aplicabilidade dos elementos à realidade estudada (2) e propostas estratégicas para promoção do turismo comunitário compatíveis ao desenvolvimento sustentável o cenário em estudo (3). O referencial teórico tem suporte nos conceitos de turismo de base comunitária e inovação social. Trata-se de pesquisa social aplicada de natureza mista, com adoção do Método Estudo de Caso. Os procedimentos metodológicos envolvem aplicação de questionário tratadas mediante a Escala Likert e observação. Como resultado, constata-se que a inovação social poderá instrumentalizar o turismo de base comunitária para viabilizar o desenvolvimento sustentável do cenário em estudo; indica-se os elementos de inovação social para concretização de estratégias para viabilização do turismo de base comunitária; as parcerias entre o setor público-privado, terceiro setor e a sociedade revelam-se como argumentos para uma intervenção válida. Este estudo poderá contribuir com indicativos de planejamento e gestão para o desenvolvimento do turismo de base comunitária em Rondônia.