Resumo

Título do Artigo

TERRA DE IGUAIS: O resgate da função social da escola através da sustentabilidade
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
Tatiane Gimenes Duarte
ELAYNE HIROMI KANASHIRO TAVARES

Reumo

Segundo a ONU em seu relatório Word Population Prospects, a população mundial passará de 7,5 bilhões em 2017 para 8,5 bilhões já em 2030 (UN, 2017, pg1). O uso de bens de consumo e suprimentos acompanham esse crescimento e fazem da sustentabilidade um conceito que deve ser disseminado por meio de uma educação humanista e acessível. Este trabalho apresenta uma experiência de resgate da função social da escola por meio de oficinas de artesanato a partir do reuso de materiais descartados. Tais atividades são destinadas à comunidade escolar e a seu entorno e durante e processo de produção e planejamento das peças, as discussões introduziam entre outros, conceitos geométricos, medidas, estética, colaboração, sustentabilidade e oportunidade de geração de renda. Os resultados obtidos são promissores e podem ser avaliados, por exemplo, pela frequência regular nas oficinas e pelas indicações – quando os participantes retornam e trazem amigos, vizinhos e filhos para participarem dos eventos, demonstrando uma aproximação dos sujeitos à problemática e à escola e de forma inclusiva. A cada atividade realizada, os participantes adquiriam noções de cidadania e respeito para consigo e com o ambiente ao seu redor. Sem que percebessem os alunos aplicavam conceitos curriculares, ao definir empiricamente uma caixa de leite, como um sólido geométrico, com dimensões X,Y,Z e que era possível descobrir a área para determinar o tamanho do tecido que devia ser recortado, por exemplo. Alguns dos participantes eram alunos do Ensino Médio, modalidade EJA , e trabalhando com as caixas Tetra-pak associaram as atividades artesanais com as aulas da professora de matemática.