Reumo
Questões sustentáveis possuem bastante destaque no contexto organizacional. Uma das formas como as organizações comunicam seus objetivos sustentáveis aos stakeholders é através do marketing verde, representado pelos esforços em satisfazer as expectativas dos consumidores quanto a produtos com menores impactos ambientais. Nesse contexto, um dos grandes impulsionadores do marketing verde é a inovação. O objetivo geral desta pesquisa é compreender como a inovação é abordada no âmbito do marketing verde em publicações nacionais e internacionais. Para tanto, utilizou-se classificação do Manual de Oslo, publicação da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE, 2005), especificando que os tipos de inovação podem apresentar-se nas dimensões: produto, processo, organizacão e marketing. Esta pesquisa classifica-se como qualitativa, descritiva, exploratória e documental, realizada por meio de revisão da literatura. A coleta de dados ocorreu nas plataformas Capes, Spell, Sumários.Org, Scielo, Web of Master e Scopus, resultando em três artigos nacionais e cinco estrangeiros como unidades de análise. Utilizou-se técnica de análise de conteúdo para apreciação dos artigos. Como resultado, observou-se que a inovação é abordada nas pesquisas, no âmbito do marketing verde, por meio das quatro dimensões estabelecidas pelo Manual de Oslo.