Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO E MARKETING VERDE: UM ESTUDO QUALITATIVO EM PRODUÇÕES NACIONAIS E ESTRANGEIRAS
Abrir Arquivo

Tema

Inovação Sustentável

Autores

Nome
Vívian Larissa Alves Araújo Arraes
Mara Rosalia Ribeiro Silva
Cláudia Buhamra Abreu Romero

Reumo

Questões sustentáveis possuem bastante destaque no contexto organizacional. Uma das formas como as organizações comunicam seus objetivos sustentáveis aos stakeholders é através do marketing verde, representado pelos esforços em satisfazer as expectativas dos consumidores quanto a produtos com menores impactos ambientais. Nesse contexto, um dos grandes impulsionadores do marketing verde é a inovação. O objetivo geral desta pesquisa é compreender como a inovação é abordada no âmbito do marketing verde em publicações nacionais e internacionais. Para tanto, utilizou-se classificação do Manual de Oslo, publicação da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE, 2005), especificando que os tipos de inovação podem apresentar-se nas dimensões: produto, processo, organizacão e marketing. Esta pesquisa classifica-se como qualitativa, descritiva, exploratória e documental, realizada por meio de revisão da literatura. A coleta de dados ocorreu nas plataformas Capes, Spell, Sumários.Org, Scielo, Web of Master e Scopus, resultando em três artigos nacionais e cinco estrangeiros como unidades de análise. Utilizou-se técnica de análise de conteúdo para apreciação dos artigos. Como resultado, observou-se que a inovação é abordada nas pesquisas, no âmbito do marketing verde, por meio das quatro dimensões estabelecidas pelo Manual de Oslo.