Resumo

Título do Artigo

EFEITOS DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA INTENÇÃO DE COMPRA BUSINESS TO BUSINESS (B2B): um estudo no mercado cearense de cimento
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Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
Inácio Ferreira Façanha Neto
Cláudia Buhamra Abreu Romero
MARINA FREIRE DE PAIVA RAMOS SOUZA
EVANGELINA DA SILVA SOUSA

Reumo

O presente artigo tem como objetivo investigar a noção de centralidade e os efeitos da sustentabilidade ambiental na intenção de compra Business to Business (B2B) em relação ao cimento junto às construtoras do município de Fortaleza/CE. Dessa forma, estabeleceu-se enquanto pressuposto o fato de que, na indústria da construção civil, o cimento é visto como atributo central e isto não influencia na imagem de força/resistência/durabilidade do empreendimento em sua totalidade. o consumo de energia na indústria de cimento continuará a aumentar devido ao crescimento do mercado, e as indústrias devem buscar mecanismos para redução do impacto ambiental provocado pelas suas atividades, por meio de ações de sustentabilidade que contribuam com a sociedade, o meio ambiente e criem valor para o negócio. Faz-se necessário o envolvimento dos stakeholders para um reposicionamento, na dimensão ambiental, da indústria cimenteira, por meio da utilização do marketing verde que integra mudanças transformativas que criam valor para os indivíduos, a sociedade e o ambiente natural. Utilizou-se como proposta metodológica, o método de pesquisa descritiva, bibliográfica e qualitativa, por meio da realização de entrevistas com engenheiros das construtoras no município de Fortaleza. Os resultados indicaram que os entrevistados percebem o atributo centralidade do cimento e do cimento ecológico.