Reumo
O objetivo do artigo é demonstrar a importância do alinhamento estratégico de ações de responsabilidade social e ambiental com a Política Nacional de Resíduos Sólidos que prevê a logística reversa como um instrumento de desenvolvimento econômico e social que visa à coleta e à restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para que estes possam ser reaproveitados de diversas maneiras ou retornem ao ciclo produtivo. Para isso, a empresa escolhida foi a Coca Cola Brasil, no país desde 1942, e tem uma das quatro maiores operações da The Coca-Cola. Em 2014, a Coca-Cola Brasil inaugurou Polos de Reciclagem nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, com intuito de gerar a valorização dos materiais recicláveis, impulsionando toda a cadeia de reciclagem no país. O novo programa faz parte da política de reciclagem do Sistema Coca-Cola Brasil, que, só no último, ano investiu cerca de R$ 8 milhões em reciclagem. Com o propósito de atender aos objetivos da pesquisa, foi realizado um estudo de caso, a partir da pesquisa documental e de campo.
Palavras-chave: Coca Cola Brasil; Logística Reversa; Política Nacional de Resíduos Sólidos; Responsabilidade Socioambiental; Sustentabilidade