Resumo

Título do Artigo

Consumo Sustentável, Marketing Verde e Selos Verdes: Como os consumidores se comportam em relação a isso?
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Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
TAIS PASQUOTTO ANDREOLI
Váldeson Amaro Lima
Leandro Campi Prearo

Reumo

O trabalho teve como objetivo analisar a opinião dos consumidores acerca dos selos verdes, de acordo com quão conhecidos esses selos são e segundo seu próprio perfil de consumo sustentável. Sendo assim, elaborou-se um referencial teórico acerca do consumo sustentável, assim como sobre o marketing verde e os selos verdes. O método adotado foi uma abordagem hipotético-dedutiva, realizada por meio de dois experimentos, um online e o outro presencial, ambos com desenho fatorial 2 (selo verde verdadeiro e bastante conhecido versus selo falso e nada conhecido) x 2 (consumidor com perfil muito sustentável versus pouco sustentável). Diante dos resultados obtidos, quatro principais discussões puderam ser levantadas, como a possibilidade de greenwashing decorrente da clara menção aos aspectos ambientais, seja em relação ao selo em si ou aos dizeres subjacentes a ele, a ineficácia da prática de adoção de selos verdes e a influência dessa ineficácia inclusive nos consumidores que relataram possuir um perfil de consumo mais sustentável. Depreende-se, portanto, que os selos podem ser importantes mecanismos de comunicação de práticas verdes das empresas em relação a seus produtos, mas que não representam influência comercial significativa sobre a intenção de compra do consumidor.