Resumo

Título do Artigo

A RELAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE COM A ESTRATÉGIA E GESTÃO DE OPERAÇÕES: UMA PROPOSTA DE MODELO TEÓRICO
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a sustentabilidade

Autores

Nome
1 - William Jeferson Vieira de Souza
Centro Universitário FEI - Responsável pela submissão
2 - Gabriela Scur
Centro Universitário FEI - Departamento de Engenharia de Produçao

Reumo

Pesquisas dentro da área da Gestão de Operações tem apontado a necessidade de uma melhor compreensão do modo que a sustentabilidade pode ser relacionada e incorporada a estratégia e gestão de operações. Esta pesquisa busca contribuir para o esclarecimento desta lacuna de pesquisa, através de uma revisão de literatura que aborda a relação de cada dimensão (econômica, ambiental e social) da sustentabilidade com a estratégia e gestão de operações, aborda a sustentabilidade como uma prioridade competitiva e apresenta algumas práticas de sustentabilidade aplicadas na gestão de operações.
A problemática endereçada nesta pesquisa é o modo como a sustentabilidade pode ser integrada na estratégia e na gestão de operações. Este artigo, em forma de revisão de literatura, tem como objetivos: (1) contribuir para a comunidade acadêmica, no que tange, a construção de um melhor conhecimento do modo que a sustentabilidade pode ser relacionada e incorporada, tanto à estratégia de operações como à gestão de operações; e (2) a partir da revisão de literatura realizada, propor um modelo teórico que relaciona e incorpora a sustentabilidade dentro do contexto da estratégia e gestão de operações
Galeazzo e Klassen (2015) afirmam que ainda é pequeno o número de pesquisas que tem abordado a perspectiva da sustentabilidade em relação a gestão de operações. A incorporação e tradução das prioridades competitivas dentro da estratégia de operações tem sido um tópico central na literatura sobre gestão de operações (Longoni e Cagliano, 2015), sendo que a pesquisa existente aponta que novas dimensões das prioridades competitivas devem ser consideradas (Galeazzo e Klassen, 2015) e especificamente sugere a incorporação da sustentabilidade como uma prioridade competitiva (Longoni e Cagliano, 2015)
Revisão de literatura
O resultado é uma proposta de adaptação do modelo de estratégia de manufatura de Rosenzweig e Easton (2010) com o intuído de incorporar as dimensões da sustentabilidade ao estudo da estratégia e gestão de operações. Para Forza (2002) uma pesquisa exploratória é justificada quando o conhecimento sobre a temática abordada ainda não foi articulado sob a forma de modelos e proposições bem definidos. Ainda de acordo com o autor, a consolidação de novas teorias envolve a estruturação de um modelo teórico que ofereça uma identificação dos conceitos claros, bem definidos e relevantes para a pesquisa.
O artigo apresentou um modelo teórico em que a sustentabilidade é relacionada e incorporada tanto à estratégia de operações como à gestão de operações. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura que relacionou cada dimensão da sustentabilidade (econômica, ambiental e social) com a estratégia e gestão de operações. Além disso, abordou a sustentabilidade como uma prioridade competitiva no contexto da estratégia de operações; e, apresentou algumas práticas de sustentabilidade aplicadas na gestão de operações.
Arampatzis, G., Angelis-Dimakis, A., Blind, M., Assimacopoulos, D., 2016. A web-based Toolbox to support the systemic eco-efficiency assessment in water use systems. Journal of Cleaner Production / Barbieri, José Carlos; Vasconcelos, Isabella Freitas Gouveia; Andreassi, Tales; Vasconcelos, Flávio Carvalho (2010). Inovação E Sustentabilidade: Novos Modelos E Proposições. Revista de Administração de Empresas / Boyer, Kenneth K.; Lewis, Marianne W.. COMPETITIVE PRIORITIES: INVESTIGATING THE NEED FOR TRADE-OFFS IN OPERATIONS STRATEGY (2002).