Resumo

Título do Artigo

UNIVERSIDADE VERDE: VARIÁVEIS QUE CONTRIBUEM PARA A SUSTENTABILIDADE POR MEIO DOS COMPORTAMENTOS E COMPETÊNCIAS
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Tema

Educação e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Valéria Garlet
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Responsável pela submissão
2 - Thiago Antônio Beuron
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Dom Pedrito
3 - Lucas Veiga Ávila
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
4 - Gustavo da Rosa Borges
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA -
5 - Lucia Rejane da Rosa Gama Madruga
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Reumo

Percebe-se a necessidade de cada vez mais se buscar a sustentabilidade por meio do desenvolvimento sustentável. Todos os indivíduos que compõem a sociedade devem ter esse compromisso com a busca pela sustentabilidade, já que ela possui valores associados ao que é bom, certo e necessário (CANNON, 2017). A escolha pelo setor público e por IES se justifica pelo fato destas instituições serem formadoras de valores sociais, incluindo a difusão e aplicação da sustentabilidade (TAUCHEN, 2007; Waas et al., 2010; NEJATI;NEJATI, 2013; BEURON, 2016); e pela escassez de trabalhos na área.
Este trabalho teve o objetivo de analisar as competências e comportamentos pró-universidade verde dos servidores de uma universidade pública federal com o intuito de identificar as variáveis que contribuem para a construção de uma universidade verde.
Como universidade verde tem-se aquela que gera conhecimentos a fim de contribuir para o desenvolvimento de competências adequadas de conscientização para a sustentabilidade e para a reflexão sobre os efeitos dos comportamentos e decisões das pessoas numa perspectiva da responsabilidade global futura (RIECKMANN, 2012). No que se refere aos comportamentos pró-ambientais, Corral-Verdugo (2001), são um conjunto de ações efetivas que respondem a necessidades sociais e individuais e que têm como resultado a preservação do meio ambiente.
Por meio de uma análise descritiva e quantitativa foram elaborados modelos buscando refletir o cenário em uma instituição de ensino superior federal e pública está inserida no que tange ao conceito e construção de uma universidade verde baseada nos comportamentos e competências para a sustentabilidade.
Como resultados, constatou-se que o comportamento e as competências influenciam mais na preocupação sustentável, não havendo uma menor influência sobre a participação sustentável e o conceito de universidade verde. As competências para a sustentabilidade que mais se destacaram estão mais voltadas para o âmbito individual, e as competências coletivas, como criar redes de cooperação e parcerias para o desenvolvimento sustentável, evidenciaram-se em segundo plano. De forma semelhante, os comportamentos para a sustentabilidade também denotaram esse viés individual.
Esse trabalho apresentou em seus resultados indícios de que os servidores estão trilhando o caminho da sustentabilidade, mas de forma ainda lenta e incipiente.Levando em conta a promoção da sustentabilidade, a instituição pode adotar práticas e estratégias que contribuam com a aplicação dos comportamentos e competências que os servidores já possuem e que promovam aqueles comportamentos e competências – mais voltados para a coletividade, o todo – que ainda necessitam ser desenvolvidos.
BEURON, T. A. Contribuições para um modelo de universidade verde: competências e comportamentos para a sustentabilidade. Santa Maria - RS, 2016. CANNON, R. The Challenging Concept of Sustainability in Educational Development in Indonesia. Sustainability of Educational Development in Indonesia 2017. CORRAL-VERDUGO, V. Comportamiento proambiental: una introducción al estudio de las conductas protectoras del ambiente. Santa Cruz de Tenerife, Espanha: Resma, 2001. NEJATI, M. NEJATI, M. Assessment of sustainable university factors from the perspective of university students. Journal of Cleaner Prod