Resumo

Título do Artigo

A Comunicação da Responsabilidade Social da Empresa no Ramo Têxtil: uma revisão sistemática
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Tema

Reporte e comunicação da sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Agnes Akemi Yahiro
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Responsável pela submissão
2 - Rosamaria C. Moura-Leite
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) -

Reumo

O ramo têxtil possui uma extensa cadeia de valor que abrange desde a produção de fibras e fios até a venda aos consumidores. Essa cadeia é questionada quanto a negligências ambientais, sociais, trabalhistas e de direitos humanos. A comunicação das práticas de Responsabilidade Social da Empresa (RSE) é útil para responder as pressões das partes interessadas e promover maior transparência. A revisão sistemática sobre a comunicação da RSE no ramo têxtil possibilita a identificação dos avanços na literatura e sinaliza lacunas que devem ser analisadas em pesquisas futuras.
A questão de pesquisa deste estudo é: O que revelam os estudos que analisaram a comunicação da responsabilidade social das empresas do ramo têxtil? Para responder ao problema de pesquisa, serão replicadas às seguintes perguntas: Quais são as principais características das amostras analisadas pelos estudos? Quais são as teorias adotadas pelos estudos? E quais são os principais resultados dos estudos? O objetivo deste estudo é entender a comunicação da RSE no ramo têxtil a partir de uma revisão sistemática.
A comunicação da RSE tem se tornado cada vez mais importante, e é um canal que transparece e documenta o que as empresas, não apenas divulgam, mas praticam (White et al., 2017). Um relatório de RSE transmite informações sobre os impactos de uma organização relativos o meio ambiente, a sociedade e a economia (Kozlowski, et al., 2015). Comunicar a RSE adequadamente traz benefícios a organização, tais como: atração de consumidores; incentivo e motivação de colaboradores; melhoria do valor da marca; e desenvolvimento da boa reputação (Turker & Altuntas, 2016).
O presente estudo consiste em uma revisão sistemática da literatura. A revisão sistemática é reconhecida por ser metódica, transparente e replicável com o propósito de identificar o estado da arte, de um determinado tópico ou assunto. Silva e Teixeira (2012), afirmam que a análise da literatura já existente é valiosa, pois esclarece o campo de desenvolvimento atualizado e promove o entendimento do assunto de forma dinâmica. A metodologia deste estudo é baseada no modelo RBS Roadmap, elaborado por Conforto et al. (2011).
Acerca dos tipos de comunicação, apenas algumas pesquisas utilizaram mais de um tipo para analisar a comunicação da RSE. Não foi encontrado nenhum estudo com amostras na América do Sul e Central e na África. As principais teorias utilizadas nos estudos sobre comunicação da RSE foram a institucional, da legitimidade, das partes interessadas e da regulação responsiva. A maioria dos estudos selecionaram amostras de empresas multinacionais.
A discussão na literatura acerca da comunicação da sustentabilidade no ramo têxtil pode ser considerada escassa, porém em desenvolvimento. Ao discutir os resultados da pesquisa, foi possível encontrar lacunas sobre o tema que ainda precisam ser explorados.
Islam, M. A. & Jain, A. (2013). Workplace human rights reporting: a study of Australian garment and retail companies. Australian accounting review, 23(2), 102-116. Kozlowski, A., Searcy, C. e Bardecki, M. (2015). Corporate sustainability reporting in the apparel industry: an analysis of indicators disclosed. International Journal of Productivity and Performance Management, 64(3), 377-397. White, C. L., et al. (2017). CSR research in the apparel industry: A quantitative and qualitative review of existing literature. Corporate Social Responsibility and Environmental Management, 24(5), 382-394.