Resumo

Título do Artigo

CONTRIBUIÇÕES DA ACREDITAÇÃO JOINT COMMISSION INTERNACIONAL PARA A GOVERNANÇA CORPORATIVA HOSPITALAR
Abrir Arquivo

Tema

Estudos organizacionais em sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Claudia Cristiane Cruzato Yoshimura
-
2 - Celso Machado Junior
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - Administração Responsável pela submissão
3 - Cristiane Jaciara Furlaneto
-
4 - Silvio Jose Cypriano Sampaio Pinto
-
5 - Roberto Constantino Junior
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - campus mestrado - liberdade

Reumo

O sistema de saúde busca atender às demandas da sociedade e à realidade econômica, no entanto, muitas fragilidades emanam desse sistema. A fim de diminuir tais vulnerabilidades, muitas instituições buscam novas ferramentas de gestão. Nesse sentido, o sistema de saúde possui trajetória em direção ao conceito de sustentabilidade criado por Elkington (2012) na década de 1990, que enfatiza a preocupação que os gestores dessa importante área da economia devem ter em relação aos impactos econômicos, sociais e ambientais gerados por seus negócios.
Este trabalho tem por objetivo analisar as contribuições da acreditação JCI para as boas práticas de governança corporativa hospitalar à luz das melhores práticas do IBGC. O desenvolvimento desse objetivo de pesquisa potencializa estabelecer o entendimento do programa de acreditação hospitalar da JCI, utilizado pelos hospitais, não apenas como um instrumento de gestão, mas também, como instrumento de melhoria contínua da Governança Corporativa, e, consequentemente, de sua sustentabilidade.
Com vistas à medição do desempenho do sistema da saúde, muitos países, assim como o Brasil, têm adotado programas de acreditação para estimular a melhoria da qualidade e segurança de seus processos. A adoção da acreditação colabora para a diminuição dos riscos assistenciais (MENDES; MIRANDOLA, 2015). Também em decorrência do evento da globalização, a saúde está sendo regulada por normas que padronizam a assistência e a gestão hospitalar de acordo com padrões internacionais de qualidade, como é o caso da ferramenta de auditoria da Joint Commission International (PINTO, 2015).
O desenvolvimento da pesquisa incorpora uma análise documental e a realização de entrevistas com líderes que possuem vivencia e experiências na metodologia de acreditação hospitalar proposta pela JCI. A triagem, o entendimento e a organização dos dados e informações se fundamentaram nas técnicas de sensemaking, que se posiciona como uma técnica apoiada em procedimentos sistemáticos, que envolvem o tratamento e a análise de informações em diferentes linguagens e suportes, como os escritos, orais, imagens e gestos (SEVERINO, 2007).
Analisando o conteúdo das sete entrevistas, podem-se evidenciar pontos convergentes sobre as contribuições do programa da JCI para a Governança Corporativa Hospitalar (GCH) em diversos aspectos, mas principalmente em relação à profissionalização da gestão por meio da mensuração de indicadores, e também da transparência dos processos e da responsabilidade de cada indivíduo dentro da organização por meio dos documentos e registros.
De acordo com a percepção dos gestores, a metodologia da JCI busca por meio de seus propósitos, padrões e elementos de mensuração do capítulo de Governo Liderança e Direção nortear a instituição de saúde para o caminho do desenvolvimento sustentável. Esse caminho está pavimentado pela prática aplicada a questões que abordam alguns temas, tais como, a estrutura de autoridade e responsabilidade da governança, apoio da alta direção em relação ao programa de qualidade, mensuração de processos hospitalares e prestação de conta de indicadores financeiros e não financeiros.
AZEVEDO, C. S. et al. Racionalização e construção de sentido na Gestão do Cuidado: uma experiência de mudança em um hospital do SUS. Ciênc. saúde col., v. 22, n. 6, 2017. MENDES, G. H. et al. Acreditação hospitalar como estratégia de melhoria: impactos em seis hospitais acreditados. Gestão & Prod., v. 22, n. 3, 2015. POLANCO, J. et al. Incidência de estándares internacionalies em la sostenibilidad corporativa: uma perspectiva de la alta direcion. Estudios Gerenciales, v.32, n.139, 2016. PINTO, R. C. Joint Commission Inter.: novo éthos hospitalar e o empresariamento dos colaboradores. 2015.