Resumo

Título do Artigo

Estratégias de gestão dos recursos hídricos na produção de leite como alternativa para o desenvolvimento sustentável
Abrir Arquivo

Tema

Gestão ambiental

Autores

Nome
1 - Bruno Nonnemacher Buttenbender
Universidade do Vale do Taquari - Centro Universitário UNIVATES Responsável pela submissão
2 - Júlia Elisabete Barden
- Centro Universitário UNIVATES

Reumo

A produção de leite é hoje, uma atividade de relevância social, econômica e ambiental. No viés ambiental, observa-se a questão do consumo e gestão dos recursos hídricos, que por serem entendidos como um bem infinito, acabam por vezes não recebendo a devida atenção. Frente à crescente preocupação com a sustentabilidade por parte da sociedade de um modo geral, de governos e instituições públicas, assim como da academia, foram elencados um grupo de Objetivos que visam guiar o caminho para um desenolvimento sustentável e inclusivo, nos quais está incluso o consumo e produção sustentáveis.
Em entendendo-se a necessidade tanto da quantificação da apropriação de água na geração de um produto, neste caso o leite in natura, e ao mesmo tempo a relevância socioeconômica e ambiental da atividade, toma forma o problema de pesquisa que norteia o presente estudo: Como se dá a relação entre a produção de leite para com os recursos hídricos, sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável? Com isso, o presente estudo tem como objetivo identificar e propor estratégias de gestão dos recursos hídricos na criação de bovinos de leite, de maneira a fomentar o desenvolvimento sustentável.
O estudo traz em sua construção, a fundamentação teórica dos temas abordados, de modo delimitar posteriormente, como a gestão dos recursos hídricos na produção de leite constitui um fator de fomento ao desenvolvimento sustentável. Para tal, utiliza da literatura vigente em cada um dos temas em sua estruturação (WWAP, 2016; ONU, 2010; HOEKSTRA et al., 2011, entre outros), possibilitando uma interação entre os temas ao longo de si, que sequencialmente aborda o desenvolvimento sustentável, a produção de leite, e o método como o indicador da pegada hídrica constitui o elo de conexão destes.
O estudo tem sua origem em Buttenbender (2018), que ao quantificar a pegada hídrica azul na criação de bovinos de leite, considerou e comparou dois sistemas de produção. Para tal, observou-se quatro propriedades rurais que adotam os sistemas intensivo e semiextensivo de criação de bovinos de leite. Os dados analisados foram coletados durante os meses de fevereiro, março, julho e agosto de 2017 em visitas às propriedades, amparados por entrevistas semiestruturadas aplicadas aos produtores, e expostos à literatura de vigente para sua consolidação e ao método proposto para sua análise.
Estruturou-se assim, em vistas ao desenvolvimento sustentável, 5 estratégias que possibilitam uma melhor gestão dos recursos hídricos na atividade: Administrar o montante de alimento concentrado ingerido pelos animais; Gerir a água consumida enquanto serviços de higienização e dessedentação; Implementar o sistema de rotatividade dos piquetes no processo de pastejo dos animais (específico para a produção de leite no sistema semiextensivo de criação de bovinos de leite; Observar e gerir a proporção de animais em fase de lactação para com o rebanho; e por último, A produtividade do rebanho.
Pensar em consumo e produção sustentável implica em ações multilaterais, que envolvam governos, iniciativas privadas, organizações não governamentais e sociedade em geral, para que nos mais diversos setores sejam reconstruídos os nossos padrões de produção e comportamentos. Assim, a gestão dos recursos hídricos disponíveis nas propriedades de criação de bovinos de leite circunda sobre o pilar tradicional de redução dos montantes de água consumidos, assim como de sua reutilização e reaproveitamento, , fomentando assim, os primeiros passos para o desenvolvimento sustentável na atividade.
BUTTENBENDER, B. N. A pegada hídrica azul na criação de bovinos de leite: um estudo comparativo de dois sistemas de produção. 2018. 72 f. Dissertação. (Mestr. em Amb. e Desenv.) UNIVATES, Lajeado/RS, 2018. HOEKSTRA, A. Y.; CHAPAGAINS, A. K.; ALDAYA, M. M.; MEKONNEN, M. M. Manual de avaliação da pegada hídrica: estabelecendo o padrão global. São Paulo, Ed. Earthscan: 2011. ONU. ABC of SCP: Clarifying Concepts on 
Sustainable Consumption and Production; UNEP: Paris, France, 2010. WWAP, World Water Assessment Programme: Relat. Mundial das Nações Unidas sobre Desenv. dos Recursos Hídricos, 2016.