Resumo

Título do Artigo

Qualidade de vida no trabalho e o impacto da gestão do tempo: uma survey no Nordeste do Brasil
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Tema

Gestão de pessoas e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Carolina Barbosa Montenegro
Universidade Potiguar - UNP -
2 - Herta Camila Fernandes Diógenes Nunes Maia
Universidade Potiguar - UNP -
3 - Iza Leilla Carlos da Silva
Universidade Potiguar - UNP -
4 - Julio Cesar Ferro de Guimarães
Universidade Potiguar - UNP - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UnP)
5 - Eliana Andréa Severo
Universidade Potiguar (UNP) - Universidade de Caxias do Sul (UCS) Responsável pela submissão

Reumo

O foco das transformações contínuas nas organizações passou a ser nas pessoas, em como capacitá-las para o melhor resultado, maximizando seu potencial criativo e envolvendo-as nas decisões que afetam sua satisfação com o trabalho. O ritmo de vida acelerado e as pressões por resultado imediato pressupõem uma boa gestão do tempo (GT) para equilibrar as esferas trabalho-família, a partir da identificação das atividades que realmente importam e agregam valor. A GT configura-se como elemento essencial na percepção sobre a qualidade de vida no trabalho (QVT), em face dos vários papeis sociais.
A velocidade da informação e a globalização possibilitaram a atuação simultânea e polivalente das organizações, requerendo ações para diminuir o estresse e melhorar a qualidade de vida no ambiente laboral. Considerando que o trabalho corresponde a apenas uma esfera da vida, conciliar o tempo entre as atividades funcionais e outros papeis sociais justifica esse estudo, que objetiva analisar a influência da gestão do tempo sobre a qualidade de vida no trabalho em diferentes ramos de atividades no Nordeste do Brasil.
A base conceitual da QVT envolve o funcionário como essencial para o sucesso organizacional, a partir do equilíbrio vida familiar-trabalho. O trabalho exige o desenvolvimento de múltiplas tarefas em curto período, de forma que as pessoas precisam gerenciar o tempo para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais. Vários autores propõem métodos acerca dessa questão (Lakein, 1973) objetivando aumentar o desempenho (Häfner et al., 2015) e o bem-estar (Macan et al., 1990), pois são os principais resultados tanto para indivíduos como para as empresas (Aeon & Aguinis, 2017).
Este estudo é caracterizado como pesquisa quantitativa de natureza descritiva, por meio de uma survey aplicada a trabalhadores de diferentes ramos de atividades no Nordeste do Brasil. A amostra é constituída por 454 trabalhadores dos ramos de educação, comércio varejista, tecnologia e saúde. A análise de dados ocorreu por meio da análise fatorial confirmatória e regressão linear múltipla.
Na análise fatorial confirmatória, no constructo III Urgência, merece destaque a variável URG14, contrariando o planejamento como fator essencial para a execução de atividades importantes, apresentando uma alta carga fatorial, atribuída ao surgimento de tarefas inesperadas (URG14= 0,726). Na regressão linear múltipla, os resultados destacam que a QVT é influenciada diretamente pela GT, por meio dos constructos estudados, existindo várias formas de analisar o tempo, tais como, os modelos voltados para o desempenho, para o bem-estar e para o equilíbrio entre família e trabalho.
Com os resultados da pesquisa foi possível observar o quanto um bom planejamento por escrito é visto como essencial para a eficiente e sensata gestão do tempo. O tempo é melhor aproveitado com as coisas importantes quando não se está dedicado às circunstâncias/desperdícios e urgências. A maior relevância que os trabalhadores atribuem às atividades de seu real interesse e às pessoas de sua estima, bem como a importância que creditam à definição de objetivos e prática de atividades físicas, configuraram como aspectos fundamentais para a sua percepção de qualidade de vida no trabalho.
Aeon, B., & Aguinis, H. (2017). It’s about time: New perspectives and insights on time management. Academy of Management Perspectives, 31(4), 309-330. Häfner, A., Stock, A., Oberst, V. (2015). Decreasing studants’ stress through time management training: An intervention study. Educational Psychology, 30, 81-94. Lakein, A., & Leake, P. (1973). How to get control of your time and your life. New American Library. Macan, T. H., et al. (1990). College students' time management: Correlations with academic performance and stress. Journal of educational psychology, 82(4), 760.