Resumo

Título do Artigo

TRATAMENTO DE EFLUENTE PARA REUSO INDUSTRIAL - O PROJETO AQUAPOLO
Abrir Arquivo

Tema

Inovação sustentável

Autores

Nome
1 - Ana Paula Thomazelli Ferreira
Faculdades Oswaldo Cruz - Faculdades Oswaldo Cruz Responsável pela submissão
2 - Carla Helena Oldemburg
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP) -
3 - Carolina Ferreira da Costa
Faculdades Oswaldo Cruz - Barra Funda
4 - Julio Cesar Zanzini
-
5 - Renata Tavares
-

Reumo

A água é um produto imprescindível para a vida e planeta, e hoje devido aos variados usos deste bem e ao grande desperdício faz-se necessário à preocupação em usá-la de forma sustentável e responsável. No intuito de reduzir a dependência dos recursos hídricos, nasce um projeto denominado Aquapolo, que consiste em uma estação de tratamento de água para reúso industrial. Tal projeto hoje fornece 650 litros/segundos de água de reúso para todo o Polo Petroquímico da Região do ABC e uma economia 2,58 bilhões de litros por mês, demonstrando quanto benéfico é para sociedade e meio ambiente.
O objetivo do Projeto Aquapolo é produzir água a partir do esgoto tratado pela SABESP e distribuir para 10 empresas do Polo Petroquímico do Grande ABC e, tais objetivos, estão perfeitamente alinhados a uma estratégia de sustentabilidade, incluindo a busca pela ecoeficiência na produção com o menor impacto ambiental possível
O Projeto Aquapolo é um projeto inovador com capacidade para produzir até 1.000 L/s de água de reúso a partir do esgoto tratado pela estação de tratamento da SABESP. Uma grande melhoria imediata no abastecimento de água potável para a população da região do Polo Petroquímico foi detectada, pois parte da água potável que abastecia o processo produtivo passa a ser completamente direcionada para o abastecimento da região. Outro fator importante foi na crise hídrica de 2015, o Polo Petroquimico não ter sofrido impacto pois, as atividades e fornecimento da água de reúso iniciaram-se em 2012.
A metodologia aplicada neste trabalho foi embasada em entrevistas perante aos profissionais qualificados e atuantes na área, em conjunto análise de documentos, livros, artigos científicos, leis, regulamentos e normas técnicas. Foram consideradas também pesquisas de campo, com intuito de coletar informações relevantes aplicáveis ao artigo científico em questão, objetivando gerar conhecimentos novos e úteis para contribuir com aspectos sociais, econômicos e ambientais.
Com capacidade de fornecer 1000 litros por segundo, quantidade suficiente para abastecer uma cidade de 300 mil habitantes, o Polo Petroquímico do ABC está com abastecimento garantido por um período de 40 anos.
Além da economia nos recursos hídricos e também a preservação do meio ambiente, existe a economia monetária, pois enquanto 1000 litros de água tratada custam em média R$ 10,00 (dez reais), a mesma quantidade de água de reúso custa em meia R$ 3,00 (três reais). A oferta de uma água de reúso de qualidade, feita sob medida para as indústrias não apenas traz a redução de custos como benefício, mas proporcionar também o aumento da vida útil dos equipamentos. Quanto o maior uso de água tratada de esgoto, menor será a pressão sobre as nascentes e mananciais que abastecem São Paulo.
BRK AMBIENTAL. Aquapolo: o maior projeto de água de reúso do Hemisfério Sul. 2017. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=lZ4LQJRRquM>. Acesso em: 25 mar. 2018. FOZ DO BRASIL. Aquapolo. 2011. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2018. SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Foz do Brasil e Sabesp inauguram o maior projeto de água de reúso do Brasil. 2012. Disponível em: http://site.sabesp.com.br/site/imprensa/noticias-detalhe.aspx?secaoId=65&id=4894. Acesso em: 25 mar. 2018.