Resumo

Título do Artigo

ALINHANDO CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE FORNECEDORES COM PRIORIDADES COMPETITIVAS: O CASO DE UMA MULTINACIONAL QUÍMICA
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Tema

Estratégia para a sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Andre Ariel Kunimura
Universidade Federal do ABC - Santo Andre Responsável pela submissão
2 - Gabriela Scur
Centro Universitário FEI - Departamento de Engenharia de Produçao

Reumo

A função de compras, sobretudo o processo de seleção de fornecedores tem sido amplamente reconhecido em seu papel estratégico para com a organização, posto que apoia a estratégia corporativa ao estruturar modelos formais de decisão que suportem a estratégia de longo prazo e posicionamento estratégico (TRAPP; SARKIS; 2016). Assim, o alinhamento entre estratégia corporativa, prioridades competitivas e estratégia de compras, são elementos chave para que se atinja um desempenho competitivo superior (BAIER, 2008).
A estratégia de compras é influenciada pela estratégia competitiva corporativa no que tange às prioridades e capacidades competitivas, portanto, ela deve ser evidenciada nos critérios aplicados à seleção de fornecedores. O objetivo do artigo é analisar como o alinhamento entre a estratégia de negócios, a prioridade competitiva, a estratégia de compras, as capacidades competitivas de compras e os critérios aplicados nos processos de seleção de fornecedores influenciam o desempenho operacional da organização, levando em consideração os critérios de sustentabilidade.
Na literatura de estratégias de operações, há um consenso geral que, custo, qualidade, entrega e flexibilidade são as quatro prioridades competitivas principais; contudo em estudos mais recentes a “inovação” foi inserida como uma prioridade competitiva dada a sua relevância estratégica para as organizações (ZIMMER et al., 2015). Adicionalmente a este processo, houve também a intensificação da inclusão do conceito da "sustentabilidade" como prioridade competitiva, pois as organizações buscam associar produtos inovadores a uma cadeia de suprimento sustentável (TRAPP; SARKIS; 2016).
Baseando-se em conceitos-chave identificados na revisão da literatura, estruturou-se a questão de pesquisa e o modelo teórico. Para a coleta de dados utilizou-se de diversas fontes, dentre elas: (a) 6 entrevistas semiestruturadas com alta gestão; (b) 10 entrevistas semiestruturadas com média gestão; (c) 18 entrevistas semiestruturadas com compradores; (d) 15 entrevistas semiestruturadas com áreas requisitantes; (e) documentação referente aos processos de compras; (f) documentação referente às avaliações de fornecedores; (g) documentos internos.
Avaliando o desempenho do departamento junto às áreas solicitantes notou-se que, nos casos onde os critérios aplicados ao processo de seleção de fornecedores foram outros além do “custo”, “qualidade” e “entrega”, o desempenho associado ao departamento de compras foi considerado superior pelas áreas de negócio. Ou seja, quando o departamento de compras foi capaz de entregar uma sugestão de tomada de decisão que analisara e ponderara outros critérios, as áreas de negócio consideraram que o desempenho foi superior e criou valor para com seus objetivos estratégicos.
Utilizando-se de dados coletados em uma organização multinacional química com subsidiária no Brasil, concluiu-se que o alinhamento entre a estratégia de negócios, prioridade competitiva, estratégia de compras, capacidades competitivas de compras e os critérios de seleção de fornecedores possuem um efeito positivo no desempenho da organização.
BAIER, Christian. Alignment Performance Link in Purchasing and Supply Management. Gabler, 2008. TRAPP, Andrew C.; SARKIS, Joseph. Identifying Robust portfolios of suppliers: a sustainability selection and development perspective. Journal of Cleaner Production, v. 112, p. 2088-2100, 2016. ZIMMER, Konrad; FRÖHLING, Magnus; SCHULTMANN, Frank. Sustainable supplier management–a review of models supporting sustainable supplier selection, monitoring and development. International Journal of Production Research, v. 54, n. 5, p. 1412-1442, 2016.