Resumo

Título do Artigo

A CONTRIBUIÇÃO DA SIDERURGIA BRASILEIRA NA PRESERVAÇÃO DE NASCENTES DE ÁGUA
Abrir Arquivo

Tema

Inovação sustentável

Autores

Nome
1 - Igor Venancio Andres Lebedev Martinez
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - Responsável pela submissão
2 - Celso Machado Junior
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - Administração
3 - Orlando Roque da Silva
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - Administração

Reumo

A natureza, como a conhecemos, fornece todos os meios para a existência humana, disponibilizando os recursos necessários para o desenvolvimento da sociedade. Segue-se deste fato que o planeta sofre as conseqüências do comportamento humano, que por sua vez deve considerar não apenas o uso de recursos, mas também as medidas necessárias para sua preservação. Com o aumento da produção de aço, variando de 654.106t em 1990 para 1630.106t em 2016 (WSA, 2017), surgem situações que não eram adequadamente compatíveis com o consumo de recursos ambientais disponíveis.
O desenvolvimento de tecnologias inovadoras que mitiguem os danos ao meio ambiente surgem com o objetivo de estabelecer um equilíbrio entre o consumo e a capacidade de renovação do meio ambiente. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi analisar a adequação das alternativas que a indústria siderúrgica brasileira está desenvolvendo para a destinação de escória do processo de laminação a quente.
A pesquisa desenvolvida por Holmes e Smart (2009) aborda a inovação social para o empreendedorismo social. Nessa abordagem, emerge a importância das empresas expandindo suas fronteiras, fortalecendo o processo de inovação e sua respectiva legitimação pela sociedade. De acordo com Kemp e Pearson (2007), a inovação ambiental considera todo o ciclo de vida de produtos ou serviços envolvendo um novo produto, processo de produção, serviço ou modelo de negócio.
A presente pesquisa é um estudo de caso. A maioria dos processos de inovação é tratada de forma confidencial porque inclui aspectos estratégicos da empresa. Assim, a definição da empresa a ser pesquisada foi por conveniência, pois permitiu o acesso às informações necessárias para o desenvolvimento da pesquisa. A opção adotada baseia-se na abordagem de Richardson et al. (2007) que indica a adequação do uso do estudo de caso quando se pretende explorar problemas complexos, realizar análise de relacionamento entre variáveis e estabelecer uma classificação para processos dinâmicos.
Observa-se que a Usiminas desenvolveu uma aplicação prática para um dos resíduos de seu processo de transformação de minérios, e que anteriormente era descartado gerando resíduos sólidos. O novo destino para o material da Usiminas está de acordo com Sverdrup et al. (2017) abordagem que as empresas devem estabelecer práticas de reciclagem e reutilização, a fim de mitigar os impactos ambientais decorrentes de suas atividades. O processo de inovação desenvolvido pela Usiminas incorpora a mitigação de problemas sociais e ambientais antagônicos à sociedade, como proposto por Barbieri et al. (2010).
De acordo com os dados obtidos, é possível inferir que as alternativas que a indústria siderúrgica brasileira adota para a destinação da escória do processo siderúrgico são adequadas do ponto de vista da sustentabilidade, pois incorporam aspectos econômicos, sociais e ambientais, e baseia-se em processos de inovação de produtos e processos. Tendo em vista os resultados obtidos, emanam como nova perspectiva de pesquisa analisar os benefícios advindos do projeto de proteção de nascentes na recuperação do Rio Doce.
Machado Junior, C., Souza, M. T. S. D., Bazanini, R., Mantovani, D. M. N., & Furlaneto, C. J. (2018). Social and environmental innovations of Brazilian companies. Revista Ambiente & Água, 13(2), 1-15. Sverdrup, H. U., Ragnarsdottir, K. V., & Koca, D. (2017). An assessment of metal supply sustainability as an input to policy: security of supply extraction rates, stocks-in-use, recycling, and risk of scarcity. Journal of cleaner production, 140, 359-372.