Resumo

Título do Artigo

AS ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS E A AGÊNCIA DA SUSTENTABILIDADE: uma possível relação dialética
Abrir Arquivo

Tema

Estudos organizacionais em sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Ricardo José Peres
Universidade Estadual de Londrina - Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
2 - Jefferson Henrique Correa
Universidade Estadual de Londrina - Responsável pela submissão
3 - PAULA PIASSA DAS NEVES
Universidade Estadual de Londrina -
4 - Beatriz Lima Zanoni
Universidade Estadual de Londrina - CESA

Reumo

As organizações enquanto visão única voltada à lucratividade se relacionam de maneira uniforme em relação aos assuntos que não tem o direcionamento voltado ao lucro. Sendo assim, o trabalho tem a proposta de analisar a sustentabilidade através das lentes sociológicas e pelo conceito de agência e estrutura, visando à discussão de uma possível relação dialética presente entre a agência da sustentabilidade e da estrutura da organizacional presente no campo das organizações por meio de abordagens pela teoria Bourdieusiana.
A sustentabilidade presente no campo organizacional vem buscando adquirir espaço para que haja o direcionamento das organizações voltadas para essa questão e não estritamente direcionadas a lucratividade. Porém, isso se torna dificultoso pelo fato da sustentabilidade ser um habitus no campo e não conseguir realizar a dominância do campo organizacional. Com isso, o objetivo da pesquisa se dá em torno de maneiras com as quais a sustentabilidade pode realizar uma possível relação dialética com as organizações e se integrarem a dominação do campo organizacional.
Esse trabalho se fundamenta na teoria do Estruturalismo ou relação dual, ao qual é abordado sob a ótica de uma relação entre estrutura e agência sob a perspectivas de autores como Levi-Strauss, Giddens, Bourdieu, Sewell para que permita-se realizar a abordagem estruturalista-construtivista e construtivista-estruturalista sobre a sustentabilidade e o campo organizacional presente no espaço social das organizações.
A metodologia aplicada ao estudo realizada se fundamenta de forma teórica sobre os conceitos de estrutura e agência de sociólogos e antropólogos e de abordagens teóricas sobre sustentabilidade no contexto organizacional.
Após as pesquisas realizadas é possível propor discussões sobre a constituição do campo organizacional e os capitais que são necessários nesse campo para que possa ser o simbólico dessa relação. A lucratividade que pode representar esse simbólico é algo que se distingue do que é proposto pela sustentabilidade tendo em vista a lucratividade que o capitalismo preza. A necessidade de se realizar uma possível relação dialética para que a sustentabilidade consiga exercer a dominação da estrutura do campo das organizações é algo que se faz necessário nessa relação.
As organizações buscam a lucratividade, algo que é dissonante do que a sustentabilidade tem como principal direcionador, mas, é importante uma possível relação dialética entre sustentabilidade e campo organizacional para novas formas de se construir estruturas e agente voltados para o ambiente e com uma perspectiva de novas formas de estruturar o campo organizacional.
BOURDIEU, P. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004. BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012. GIDDENS, A. (2000b). Dualidade da estrutura: agência e estrutura. Oeiras: Celta LEVI-STRAUSS, C. Antropologia estrutural. Tempo brasileiro - Rio de Janeiro, 1993. SAUSSURE, F. DE, Curso de linguística geral. E. -- São Paulo: Cultrix, 2006. SEWELL, W. F. A theory of structure: duality, agency, and transformation. The American Journal of Sociology, v. 98, n. 1, p. 1-29, 1992.