Resumo

Título do Artigo

As diferentes perspectivas dos atores de um empreendimento local
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Tema

Inovação sustentável

Autores

Nome
1 - Fernanda Lutz
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Responsável pela submissão

Reumo

Inovações são comumente entendidas como avanços econômicos e tecnológicos, com motivações competitivas, de lucro e progresso. Divergentes a essa definição, existem as inovações sociais, que possuem resultados, relações e focos distintos da visão empresarial, mas que podem ocorrer conjuntamente. Apresentaremos conceitos de inovação ligados ao propósito de satisfazer as necessidades não atendidas pelo mercado, que buscam mudanças nas estruturas de construção de uma sociedade mais inclusiva e coesa, apta a lidar com as desigualdades.
A inovação social relacionada à ação social está em constante busca de novas práticas e iniciativas para gerar benefícios sociais, que podem ser novas tecnologias, organizações, modelos de negócios, produtos e processos. Para impulsionar essa transformação, são necessários novos pensamentos, colaborações e práticas a partir de ações coletivas e movimentos dos cidadãos. Para exemplificar, e melhor apresentar o conceito, será apresentado o caso ilustrativo da empresa Re-ciclo, visando avaliar as perspectivas dos diferentes atores da empresa.
Considerado uma ferramenta importante para apoiar os objetivos de sustentabilidade, o tripé da sustentabilidade tem gerado um crescente interesse de empresas nos diversos setores com fins lucrativos, sem fins lucrativos e governamentais para avaliarem os seus desempenhos. Sua estrutura incorpora três dimensões de desempenho: social, ambiental e financeiro, e se distancia dos modelos de relatórios tradicionais, pois inclui as medidas ecológicas (ou ambientais) e sociais. Essas dimensões também são comumente chamadas de três Ps (people, planet, profit). (HALL, 2011)
O presente trabalho é um estudo de caso, uma investigação empírica de um fenômeno contemporâneo em profundidade e em seu contexto da vida real (YIN, 2003). Este estudo foi realizado por meio de questionários individuais e informais em novembro e dezembro de 2017 com os fundadores da empresa, seus funcionários e clientes. Ao finalizar a coleta dos dados, estes foram registrados em documentos de texto e categorizados no software NVivo.
Inicialmente foram criadas três nuvens de palavras, representando os grupos que responderam ao questionário (clientes, fundadores, funcionários). Após uma análise do material gerado, foi constatado que os termos e palavras abordadas convergiam entre os três grupos, então gerou-se uma nuvem de frequência geral contemplando todas as respostas obtidas. A nuvem criada contém 30 palavras, que retratam os principais termos citados pelos grupos que responderam ao questionário.
Ao pesquisar o caso da Re-ciclo, pudemos observar as dificuldades enfrentadas por empresas que buscam, além do retorno financeiro, desenvolvimento sustentável e social. Barreiras culturais, assim como falta de leis que estimulem a conscientização da população, são fatores que devem ser superados para desenvolver práticas responsáveis e garantir a viabilidade da empresa.
BEBBINGTON, Jan. Sustainable development: a review of the international development, business and accounting literature. 2000. ELKINGTON, John. Cannibals with forks. The triple bottom line of 21st century, p. 73, 1997. MULGAN, Geoff, et al. "Social innovation: what it is, why it matters and how it can be accelerated." (2007). PORTER, M. E.; KRAMER, M. R. Strategy and society: the link between corporate social responsibility and competitive advantage. Harvard business review, v. 84, n. 12, p. 78-92, 2006.