Resumo

Título do Artigo

Economia Circular: uma pesquisa no Journal of Cleaner Producion
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis

Autores

Nome
1 - Mario Roberto dos Santos
Universidade Nove de Julho - Responsável pela submissão
2 - Fábio Ytoshi Shibao
Universidade Nove de Julho -
3 - Flávia Cristina da Silva
Universidade Presbiteriana Mackenzie -

Reumo

O atual sistema linear de produção, consumo e crescimento econômico cada vez maior está chegando ao fim, pois está ficando sem recursos, causando volatilidade de preços, incertezas e crises econômicas, causando a deterioração dos ecossistemas. A Economia Circular representa uma opção viável para países, governos, universidades e sociedade de transformar processos e fluxos de energia lineares em fluxos circulares e obter benefícios mais sustentáveis, sendo um modelo alternativo que depende do aumento da eficiência de recursos e do desacoplamento do crescimento econômico do uso de recursos.
A disseminação da economia circular é dificultada porque o seu campo de aplicação é preenchido por abordagens divergentes. Além disso, nenhuma análise das estratégias de implementação de CE disponíveis e a experiência de implementação foram suficientemente desenvolvidas, impedindo assim a sua implementação efetiva e colocando em risco os investimentos planejados para tal implementação. Nesse contexto, o objetivo foi verificar nas edições do Journal of Cleaner Production, as pesquisas publicadas sobre economia circular e qual foram os objetivos e os principais achados dessas publicações.
A EC está sendo vista como um caminho possível para aumentar a sustentabilidade do sistema econômico. Reutilização, reparo e reciclagem estão se tornando atividades cruciais. Ao mesmo tempo, as empresas estão mostrando um interesse crescente por esse novo modelo econômico, mas, há falta de um quadro explicando como deveriam adaptar seu modelo de negócios existente ou criar um novo modelo. A atual representação, baseada em macro polos associados à extensão da vida útil dos produtos, não permite distinguir diferentes modelos de negócios, ou diferentes modos de adoção da EC pelas empresas.
Este estudo é caracterizado como descritivo, com abordagens qualitativas, por meio de análise de conteúdo dos artigos encontrados (Bardin, 2009); e quantitativas, quanto ao dimensionamento dos dados. Foi realizada uma pesquisa na base de dados do Journal of Cleaner Production, durante o mês de abril de 2018, com as palavras “circular economy” nas edições até dezembro de 2017. O objetivo foi verificar as pesquisas publicadas sobre o tema pelo periódico. O periódico está classificado pelo sistema Qualis 2013-2016 como A1.
As origens do CE estão principalmente enraizadas na economia ecológica e ambiental e na ecologia industrial. Na China é promovida como um objetivo político nacional de cima para baixo, enquanto na União Européia, Japão e Estado Unidos da América, é uma ferramenta para projetar políticas de gestão de resíduos e ambientais de baixo para cima. O potencial de eficiência de recursos para reduzir os encargos ambientais e aumentar a resiliência à escassez de recursos é cada vez mais reconhecido globalmente, potencial esse difundido pelo conceito de EC e é tratado como uma solução para esses problemas
Verificou-se a grande variedade de assuntos abordados, tais como: modos de adoção; redução do uso de energia; uso na indústria da construção civil, da água, de gesso, de serviços; avaliação de processos; comparação com os conceitos economia verde, bioeconomia, sustentabilidade; influência no design de produtos; indicadores de desempenho; origens; evolução; práticas empresariais; matriz orientativa para desmontagem de produtos; novas capacidades individuais; recuperação de valor; reutilização/reciclagem de equipamentos eletroeletrônicos; uso de cinzas de lodo de esgoto etc.
Geissdoerfer, M., Savaget, P., Bocken, N. M. P, & Hultink, E. J. (2017). The Circular economy e a new sustainability paradigm? Journal of Cleaner Production, 143, 757-768. Ghisellini, P., Cialani, C., Ulgiati, S. (2016). A review on circular economy: the expected transition to a balanced interplay of environmental and economic systems. Journal of Cleaner Production, 114, 11-32. Urbinati A, Chiaroni D, & Chiesa V. (2017). Towards a new taxonomy of circular economy business models, Journal of Cleaner Production, 168, 487-498.