Resumo

Título do Artigo

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO SHOPPING RIOMAR EM FORTALEZA/CE
Abrir Arquivo

Tema

Inovação sustentável

Autores

Nome
1 - Inácio Ferreira Façanha Neto
Universidade Federal do Ceará - UFC - Universidade Federal do Ceará Responsável pela submissão
2 - Josanne Cristina Ribeiro Ferreira Façanha
-

Reumo

A questão ambiental no Brasil tem se intensificado nas últimas décadas, após o momento de crescimento urbano na década de 60. As expressões “desenvolvimento sustentável”, “sustentabilidade” e “gestão ambiental” surgiram por meio de estudos realizados pela Organização das Nações Unidas acerca das mudanças climáticas, como uma resposta para a crise social e ambiental na segunda metade do século XX.
O presente artigo tem por objetivo identificar os impactos ocasionados por tal implementação e quais as ações de sustentabilidade promovidas por estes empreendimentos. As práticas sustentáveis vão desde a construção do referido shopping, tendo o mesmo recebido inclusive a Certificação Aqua, além do consumo de água até 70% menor nos banheiros, devido ao uso de sistema de descarga a vácuo, torneiras com sensor e arejadores, chuveiros com fechamento automático e mictórios economizadores.
Recentes pesquisas foram realizadas no intuito de investigar as temáticas inovação e sustentabilidade empresarial nos mais diversos setores (CARVALHO; BARBIERI, 2013, NOBRE; RIBEIRO, 2013, SAMBIASE; FRANKLIN; TEIXEIRA, 2013, GONÇALVES et al., 2016, LUGOBONI et al., 2017), apontando, de uma forma geral, que ações relacionadas à sustentabilidade realizadas pelas empresas têm contribuído para a melhoria da sociedade.
Deste modo, o presente artigo realiza um estudo de caso acerca do sistema de gestão ambiental (SGA) adotado pelo shopping RioMar, localizado na cidade de Fortaleza/CE. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa documental e bibliográfica.
Em relação à visão a respeito da Gestão ambiental, verificou-se que para o Shopping RioMar Fortaleza, a gestão ambiental é considerada como de fundamental importância. Apesar da importância atribuída à gestão ambiental, percebe-se que as ações estão diretamente relacionadas à adequação as normas ambientais a que estão submetidos os empreendimentos e a responsabilidade pela área está concentrada nos níveis operacional e gerencial.
A pesquisa identificou que algumas práticas impulsionaram as práticas de gestão ambiental. A organização em questão adota (1) políticas de reuso da água, (2) objetivos e controle do consumo de recursos, como água, eletricidade e material de manutenção, (3) programas de treinamento e desenvolvimento dos funcionários, (4) conscientização e criação de projetos focados na otimização do gerenciamento de resíduos, e (5) algumas ações filantrópicas envolvendo a comunidade local.
http://www.abrasce.com.br/monitoramento/numeros-nas-capitais>. Acesso em: 20 ago. 2017. AFONSO, C. M. Sustentabilidade: caminho ou utopia? São Paulo, Annablume, 2006. ALIGLERI, L. M. A adoção de ferramentas de gestão para a sustentabilidade e a sua relação com os princípios ecológicos nas empresas. Tese de Doutorado em Administração, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-21062011-163621/ ARAÚJO, A. G.; SANTOS, A. W. B. Responsabilidade social: uma estratégia política de reordenamento nos planos de ação das empresas