Resumo

Título do Artigo

Uma revisão bibliográfica do tipo scopping/mapping da Agricultura Urbana e Periurbana (AUP)
Abrir Arquivo

Tema

Cidades sustentáveis e inteligentes/smart cities

Autores

Nome
1 - Victor Bueno Sellin
UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Responsável pela submissão
2 - Tania Pereira Christopoulos
-

Reumo

O mundo passa por um acelerado processo de urbanização marcado por desequilíbrios sociais e ambientais (FAO, 2014). Nesse contexto, a agricultura urbana e periurbana (AUP) surge como uma alternativa para a urbanização sustentável devido, principalmente, à sua contribuição para o aumento da segurança alimentar (ZEZZA, 2010), redução de impacto ambiental (KULAK, 2012; SPETCH 2014), revitalização de áreas urbanas (MENDES, 2008), “desalienação” dos moradores (MCCLINTOCK, 2014) e aumento do bem-estar físico e psicológico (BROWN, 2010).
Apesar dos benefícios e da atenção que vem recebendo dos formuladores de políticas públicas (Mongeot 2006), os dados sobre a AUP ainda são escassos e incompletos (Martellozzo, 2014, Haberman, 2014 e Zezza 2010). O objetivo desse trabalho é compreender como a literatura acadêmica trata o tema, respondendo também a três questões secundárias: (i) qual o panorama geral sobre o número de artigos científicos produzidos e sua variação nos últimos anos? (ii) qual a definição do termo Agricultura Urbana e Periurbana?; (iii) quais aspectos da AUP são alvo de maior interesse dos autores.
Realização de revisão bibliográfica do tipo “scoping/mapping” que tem como objetivo prover uma indicação inicial do tamanho da produção cientifica sobre o tema e sua natureza (PARÉ, 2014). Esse tipo de revisão bibliográfica busca mapear os trabalhos relevantes sobre determinado tema, responder perguntas amplas e rapidamente identificar os principais conceitos envolvidos no tema de estudo (ARKSEY, 2005). Suas principais características são: Questões amplas, Estratégia de busca ampla, Fontes conceituais e empíricas, Forma de seleção explicita, Avaliação da qualidade dos trabalhos não necessária.
Para a identificação de trabalhos científicos foram utilizadas três ferramentas, o Google Scholar, o Web of Science e o Banco de Teses CAPES. No Goggle Scholar foi realizada pesquisa para identificar os autores mais relevantes sobre o tema. Na ferramenta de busca Web of Science foi realizada pesquisa exaustiva identificando todos os artigos com a palavra chave “Urban Agriculture”, apenas em títulos e na categoria artigos. No Banco de Teses CAPES foram identificados seis trabalhos que em seu título apresentavam menção ao termo “Agricultura Urbana”, com recorte geográfico na cidade de São Paulo.
Foram identificados 312 trabalhos sobre o tema, dos quais 37 foram selecionados para aprofundamento. Verificou-se que: (i) a produção cientifica sobre o tema apresenta alto crescimento nos últimos anos, (ii) que na definição da AUP considera não apenas a localização da prática da agricultura, mas também sua relação com a dinâmica urbana e (iii) os aspectos com mais interesse pelos autores são conceito e panorama, planejamento urbano e governança, potencial quantitativo, meio ambiente, risco de contaminação, técnicas e produtividade.
A principal contribuição deste estudo está não somente em revelar que o grande interesse pelo tema desenvolveu-se a partir dos anos 2000 e que vem evoluindo de forma significativa nos últimos anos, mas também na apresentação dos principais temas tratados pela literatura acadêmica. Estudos futuros poderão aprofundar análises dos temas revelados neste estudo, discutindo suas implicações para populações e cidades.
Paré, G., Trudel, M. C., Jaana, M., & Kitsiou, S. (2015). Synthesizing information systems knowledge: A typology of literature reviews. Information & Management, 52(2), 183-199. Arksey, L. O‘Malley, Scoping studies: towards a methodological framework, Int. J. Soc. Res. Method. 8 (1), 2005, pp. 19–32 Mais os 37 artigos selecionados na revisão bibliográfica.