Resumo

Título do Artigo

Empreendedorismo Rural: A Feira de Produtores Rurais como incentivo para Inovação na Agricultura Familiar no Município de Prudentópolis-PR
Abrir Arquivo

Tema

Inovação sustentável

Autores

Nome
1 - Ana Maria Kotzko
Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO Responsável pela submissão

Reumo

Agricultores que possuem pequenas propriedades rurais e produzem mercadorias agrícolas com base tecnológica pouco intensiva acumulam grandes perdas de seus produtos. Isso ocorre por não possuírem conhecimentos aprofundados sobre informação tecnológica e mercadológica que, muitas vezes refletem na exclusão do mercado. (VIEIRA, 1998)
Como as feiras de produtores rurais podem ser consideradas um incentivo para a inovação na agricultura familiar e fomento para o empreendedorismo rural no município de Prudentópolis-PR? Diante disso, têm-se o objetivo de investigar a feira de produtores rurais como uma forma de incentivo para a inovação na agricultura familiar e fomento do empreendedorismo rural no município de Prudentópolis-PR.
O empreendedorismo ocorre por meio da inovação. Dessa forma, de acordo com Schumpeter (1964, p. 76) “[...] as inovações no sistema econômico não aparecem, via de regra, de tal maneira que primeiramente as novas necessidades surgem espontaneamente nos consumidores e então o aparato produtivo se modifica sob sua pressão.” Sob a tentativa de alçar esse conceito para o contexto da produção rural, considera-se que a agricultura familiar passa por um processo de mudança e de adaptação ao meio em que se está inserida.
Abordagem qualitativa, com uso do estudo de caso e entrevistas semiestruturadas com 07 (sete) agricultores que ofertam seus produtos na feira de produtores rurais no município de Prudentópolis. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo.
A feira consolida-se como um projeto importante para os agricultores,auxiliando na renda familiar. Porém, para as famílias participantes falta incentivo dos órgãos públicos para melhoria na infraestrutura da feira. Os participantes do projeto citam que caso houvesse maior incentivo e menos burocracia por parte dos órgãos municipais poderiam ser criadas agroindústrias, as quais agregariam valor aos produtos coloniais feitos nas propriedades rurais.
A consolidação da agricultura familiar no Brasil não é uma tarefa fácil. Alguns aspectos relacionados ao ambiente competitivo que o setor está inserido dificulta a materialização dos benefícios que a agricultura familiar gera para a economia nacional. Isso mostra que há muito ainda a se fazer para concretizar a agricultura familiar no contexto de setor produtivo.
ALBUQUERQUE, E. da M. e. A apropriabilidade dos frutos do progresso técnico. In: PELAEZ, V.; SZMRECSÁNYI, T. (Org.). Economia da Inovação Tecnológica. São Paulo: Hucitec – Ordem dos Economistas Do Brasil, 2006. cap. 10. p. 232-259. BATALHA, M.O.; BUAINAIN, A.M.; SOUZA FILHO, H.M. Tecnologia de gestão e agricultura familiar. In: SOUZA FILHO, H.M.; BATALHA, M.O. (orgs.). Gestão integrada da agricultura familiar. São Carlos: EduFSCar, 2005.