Resumo

Título do Artigo

A gestão socioambiental de uma indústria pet food sob a perspectiva da liderança
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Tema

Gestão ambiental

Autores

Nome
1 - Margane da Silva
Universidade Feevale - Responsável pela submissão
2 - Dusan Schreiber
Universidade Feevale -
3 - Paola Schmitt Figueiró
Universidade Feevale -

Reumo

A gestão socioambiental busca atuar no gerenciamento dos quesitos ambientais e sociais de uma instituição, como suporte ao crescimento econômico, visando o desenvolvimento sustentável.Nesse contexto, a indústria tem um papel importante, uma vez que consome recursos naturais e gera resíduos sólidos.O setor pet, no Brasil, é o 4º maior do mundo, com uma população de animais de estimação de 132,4 milhões, dos 1,56 bilhão da população mundial.Diante deste cenário, destaca-se a relevância do envolvimento das lideranças organizacionais para a gestão que visa a melhoria da qualidade ambiental.
Algumas indústrias possuem um ou mais setores que cuidam da gestão socioambiental. No entanto, esta tarefa deve ser transetorial, exercida por cada um que faz parte da empresa, circunscrito à sua atividade específica. Diante disto, o problema de pesquisa definido foi: Como os líderes dos diferentes setores de uma indústria Pet Food percebem a gestão socioambiental da organização? A fim de responder ao questionamento, o objetivo deste trabalho é conhecer como os líderes entendem e se envolvem com a gestão socioambiental de uma indústria pet food e quais são suas sugestões de melhoria.
A gestão socioambiental unifica dois conceitos normalmente utilizados nas instituições, por um lado a gestão ambiental, que implica em mecanismos de gestão que buscam a preservação do meio ambiente, e, por outro, a gestão social, que avalia e gerencia os impactos decorrentes do negócio nas pessoas, sejam colaboradores ou comunidade (NASCIMENTO, 2007). Donaire (2007) ressalta que, além de ter um sistema de gestão ambiental implementado, é preciso transformar a questão ambiental em um valor para organização e isto vai depender das ações da alta administração e das gerências.
O método de pesquisa utilizado foi estudo de caso em uma indústria pet food localizada no Vale do Rio dos Sinos, RS. As técnicas de coleta de dados foram observação participante e entrevistas semiestruturadas. Estas foram realizadas com as lideranças - sete gerentes e o diretor executivo, seguindo estrutura previamente elaborada. Algumas perguntas foram aplicadas para lideranças específicas e as mesmas podiam se alterar no decorrer das entrevistas conforme as respostas de cada líder, buscando o máximo de informações para entender seu conhecimento, aplicação e visão da temática.
Neste capítulo estão apresentadas as categorias de análise, que emergiram da literatura revisada, e as evidências empíricas que foram obtidas. Inicia com a avaliação da percepção das lideranças referente à inserção da questão socioambiental no negócio e nos seus processos, depois identifica a influência dos aspectos socioambientais nos processos e nas tomadas de decisão, seguido da análise referente à sensibilização dos funcionários quanto às questões socioambientais. Outro traz os indicadores, projetos e investimentos socioambientais que a empresa faz e finaliza com sugestões das lideranças.
Os dados obtidos demonstraram a necessidade de alinhar conceitos e ampliar os conhecimentos das lideranças organizacionais entrevistadas da empresa sobre o que contempla o socioambiental e como estas questões podem ser inseridas nos seus processos, bem como os benefícios que podem trazer. É necessário promover uma maior inserção do assunto no planejamento estratégico, para que a questão permeie dos níveis hierárquicos maiores até os menores. É importante ressaltar que são as lideranças que vão nortear as suas equipes e, portanto, elas precisam entender a importância do assunto.
ALBUQUERQUE, J. L. (Org.). Gestão ambiental e responsabilidade social: conceitos, ferramentas e aplicações. São Paulo: Atlas, 2009. ALIGLERI, L.; ALIGLERI, L. A.; KRUGLIANSKAS, I. Gestão Socioambiental: responsabilidade e sustentabilidade do negócio. São Paulo: Atlas, 2009. DONAIRE, D. Gestão Ambiental na Empresa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007. NASCIMENTO, L. F. Quando a Gestão Ambiental e Gestão Social se encontram. XXXI Encontro da ANPAD, RJ: 2007. Disponível em: