Resumo

Título do Artigo

BALANÇO SOCIAL EM UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS CATARINENSES
Abrir Arquivo

Tema

Reporte e comunicação da sustentabilidade

Autores

Nome
1 - CLEUZENIR DA SILVA JUNIOR
Universidade do Extremo Sul Catarinense -
2 - EDUARDO TRAMONTIN CASTANHA
Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC Responsável pela submissão
3 - Milla Lúcia Ferreira Guimarães
Universidade do Extremo Sul Catarinense - Universidade do Extremo Sul Catarinense
4 - Geraldo Milioli
Universidade do Extremo Sul Catarinense -
5 - Leopoldo Pedro Guimarães Filho
Universidade do Extremo Sul Catarinense -

Reumo

As universidades são essenciais no processo de desenvolvimento humano, na produção do conhecimento e no compromisso comunitário. As Universidades Comunitárias (UC) caracterizam-se pela prestação de serviços sociais e de utilidade pública à população, sendo que a transparência de suas ações vem ao encontro das demandas sociais, mesmo não obrigadas, por lei, a elaborá-las.
No Brasil a divulgação do BS não é obrigatória inclusive para as UC que desenvolvem projetos socioambientais. Neste contexto tem-se o problema de pesquisa: Como as UC catarinenses demonstram à comunidade suas ações socioambientais? Os objetivos específicos são: i) identificar os modelos de BS existentes no Brasil, apresentando suas divergências e convergências; ii) analisar o BS divulgado pelas UC de Santa Catarina; e, iii) comparar, por meio de um checklist, a forma como são apresentadas as ações socioambientais praticadas pelas UC catarinenses.
A Contabilidade tem a finalidade de interpretar os fenômenos que afetam o patrimônio das entidades e sua situação econômica-financeira, para tomada de decisões (MARION, 2009; TINOCO; KRAEMER, 2011). A Contabilidade Ambiental fornece informações para decisões pautadas na redução do impacto e do risco ambiental e na uma eficiência econômica das entidades com justiça social e prudência ecológica (KEINERT, 2007; COSTA, 2012). O demonstrativo contábil utilizado para evidenciar o conceito de responsabilidade social de uma entidade, bem como os seus compromissos com a sociedade em geral é o BS.
O estudo caracteriza-se como qualitativo quanto a abordagem do problema; descritivo em relação aos objetivos e documental quanto aos procedimentos. Santa Catarina conta atualmente com 7 IES com caráter comunitário, as quais são: UNOCHAPECÓ, UNIVILLE, UNESC, UNOESC, UNIPLAC, UNISUL e UNIVALI. Em seguida iniciou-se a análise documental nos Balanços Sociais divulgados com o objetivo de evidenciar o modo como demonstram suas ações sociais, bem como verificar a existência de padronização ou modelo seguido por essas instituições corroborando ou não com os achados da pesquisa de Martins et al. (2013)
Dentre os modelos de BS utilizados no Brasil, estão os propostos pelo IBASE, GRI e Ethos. A UNIVALI, UNOCHAPECÓ, UNOESC e UNISUL utilizam o IBASE, enquanto a UNESC não se baseia em nenhum dos 3 modelos. Apesar de oferecer direcionamentos para a elaboração do demonstrativo o modelo IBASE não estabelece nenhum padrão entre as Universidades. A proposta de BS para Fundações Universitárias oriunda da pesquisa de Mazzioni, Tinoco e Oliveira (2007), apesar de possuir um delineamento mais completo voltado para Universidades, ainda não é devidamente utilizado pelas instituições catarinenses.
A UNIVALI abrangeu o maior número de indicadores (69,23%), a UNOCHAPECÓ, UNOESC e UNISUL, tiveram o mesmo percentual de abrangência das informações (61,54%). Os principais aspectos a serem aprimorados são relacionados às dimensões sociais e ambientais. A UNESC obteve o menor percentual de informações. Os aspectos da dimensão econômica aparecem com maior frequência (80%), seguidas das informações sociais (61,7%) e ambientais (55%). Portanto há aspectos a serem aprimorados no BS de todas UC catarinenses. Sugere-se que revisem seus demonstrativos socioambientais para aumentar a transparência.
KEINERT, T. M. M. Organizações Sustentáveis: Utopias e Inovações. São Paulo: Annablume/FAPEMIG, 2007. KROETZ, C. E. S. Balanço Social –Teoria e Prática. São Paulo: Atlas, 2000. MARION, J.C. Contabilidade Empresarial. 15.ed. São Paulo: Atlas, 2009. MAZZIONI, S.; TINOCO, J.E.P.; OLIVEIRA, A.B.S. Proposta De Um Modelo De Balanço Social Para Fundações Universitárias. 2007. Disponível em: Acesso: 03 jul. 2018. TINOCO, J. E. P; KRAEMER, M. E. P. Contabilidade e gestão ambiental. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2011.