Resumo

Título do Artigo

GESTÃO AMBIENTAL APLICADA NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES DE UMA INDÚSTRIA DE PAPELÃO: UM ESTUDO DE CASO
Abrir Arquivo

Tema

Gestão ambiental

Autores

Nome
1 - Jefferson de Souza Pinto
UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Responsável pela submissão
2 - Henrique Junio Martins Lima
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo -
3 - Vitória Noguerol Biazetto
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo -
4 - Marcio Luciano Mandalho
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo -
5 - Janaina Carvalho do Carmo Madureira da Silva
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo -

Reumo

Com isso, grandes investimentos em planejamento e gestão ambiental estão sendo realizados, transformando um transtorno ou custo desnecessário, como anteriormente era visto por empresários, para uma oportunidade de retorno financeiro, com a conquista de certificações e selos ambientais que melhoram a imagem da empresa perante a sociedade (ANDREOLI, 2001). Este trabalho é um estudo de caso realizado numa empresa privada do ramo da produção de papel, chapas e caixas de papel ondulado no Estado de São Paulo, que para atender a legislação e normas ambientais implantou a gestão ambiental.
Desenvolver uma análise da aplicação da Gestão Ambiental em uma indústria de papel ondulado com foco na Estação de Tratamento de Efluentes Líquidos e sua sistemática.
O setor privado, principalmente o segmento industrial, tem avançado no tratamento das problemáticas ambientais e hoje as certificações, como por exemplo, a ISO 14001, podem ser vistas como uma oportunidade de aumento de competitividade, contrapondo-se ao que há algum tempo atrás era visto apenas como custo (OLIVEIRA e SERRA, 2010). A ABNT NBR ISO 14001:2015 visa garantir a redução da carga de poluição gerada pelas organizações porque envolve a revisão de um processo produtivo visando a melhoria contínua do desempenho ambiental (CARPINETTI e GEROLAMO, 2016).
O método amplo utilizado foi o indutivo, com a generalização das conclusões por meio de estudos particulares, corroborando com Cooper e Schindler (2016). Segundo Yin (2015), o uso do estudo de caso é adequado quando se pretende investigar o como e o porquê de um conjunto de eventos contemporâneos, assim corroborando com o autor, este trabalho utiliza o método de estudo de caso.
Como resultado constatou-se que todas as etapas de tratamento realizadas pela indústria atendem as normas e que o subproduto lodo biológico depois de tratado antes da sua disposição final, a fim de reduzir a carga orgânica e promover sua estabilização e desinfecção, por meio da compostagem, pode ser reaproveitado como fertilizante agrícola na produção de insumos para fabricação de papel em outras unidades do grupo.
A implementação, manutenção e melhoria em um sistema de gestão ambiental, dependem de recursos humanos e materiais, e de um alto grau de comprometimento da direção para prover os recursos necessários para a sustentação desta gestão. A empresa estudada possui um sistema de gestão ambiental implantado apesar de não estar certificada pela norma ISO 14001:2015, buscando harmonia entre os danos causados ao meio ambiente, e processos de recuperação, prevenção e preservação dos recursos renováveis que garantem que os impactos gerados serão menores que a capacidade de recuperação do meio ambiente.
ANDREOLI, C. V. Gestão Ambiental. 2001. 10p. Coleção Gestão Empresarial, p.61-70. COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de Pesquisa em Administração. 12.ed. Porto Alegre: AMGH, 2016. OLIVEIRA, J. O.; SERRA, J. R. Benefícios e Dificuldades da Gestão Ambiental com Base na ISO 14001 em Empresas Industriais de São Paulo. Production, São Paulo, v. 20, n. 3, p. 429-438, jul./sept. 2010. CARPINETTI, L. C. R.; GEROLAMO, M. C. Gestão da Qualidade da ISO 9001:2015: requisitos e integração com a ISO 14001:2015. São Paulo: Atlas, 2016.