Resumo

Título do Artigo

CERTIFICAÇÃO FLORESTAL “FSC-FOREST STEWARDSHIP COUNCIL” E DA QUALIDADE “ISO 9001”: CARACTERÍSTICAS DA IMPLANTAÇÃO EM EMPRESAS BRASILEIRAS DO SETOR GRÁFICO E DE PAPÉIS.
Abrir Arquivo

Tema

Gestão ambiental

Autores

Nome
1 - Silvia Boarin
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - Responsável pela submissão
2 - Gabriel Gaboardi de Souza
ESCOLA SUPERIOR DE ENGENHARIA E GESTÃO -
3 - Isabela Gaiardo Carneiro
ESCOLA SUPERIOR DE ENGENHARIA E GESTÃO - Administração
4 - Larissa Henriques Pascoal Martins
ESCOLA SUPERIOR DE ENGENHARIA E GESTÃO - Ana Rosa
5 - Thamires Amorim da Silva
-

Reumo

Este trabalho teve como propósito analisar a implantação da certificação florestal FSC-Forest Stewardship Council e da certificação de qualidade ISO 9001 em empresas brasileiras do setor gráfico e de papéis, por meio de um estudo de múltiplos casos, partindo-se do pressuposto de que a implantação da certificação acarretou benefícios financeiros, decorrente do aumento de clientes e das vendas de seus produtos, para as organizações pesquisadas. Foram avaliadas também as principais dificuldades e facilidades na implantação e as ferramentas da qualidade adotadas para suportar os programas. Os iten
The purpose of this study was to analyze the implementation of FSC-Forest Stewardship Council certification and ISO 9001 quality certification in Brazilian companies in the graphic and paper sector, through a multiple case study, assuming that the implementation of the certification brought financial benefits, due to the increase of customers and sales of its products, to the organizations surveyed. The main difficulties and facilities in the implementation and the quality tools adopted to support the programs were also evaluated. The items considered more complex in the adoption were the prep
O objetivo da norma ISO 9001 é o de guiar, simplificar e estimar os avanços dos sistemas de Gestão da Qualidade e atividades a eles relacionadas, tendo em vista facilitar o intercâmbio internacional de bens e serviços. A certificação florestal é a validação de um processo que tem por propósito favorecer o uso sustentável dos recursos naturais oriundos da madeira, por meio da promoção do bom manejo florestal, representado como ambientalmente consciente, voltado para o bem-estar dos trabalhadores e da sociedade e economicamente exequível.
O presente trabalho utilizou como estratégia de pesquisa qualitativa, a abordagem de estudos de casos, pois se julgou mais adequada às proposições da análise. O autor Yin (2015) argumenta que os estudos de caso e os experimentos podem ser generalizáveis em termos de proposições teóricas e não para populações ou universos. Nesse prisma, o foco desta pesquisa é a análise da certificação florestal FSC e da norma qualidade ISO 9001 em duas empresas de médio porte localizadas na cidade de São Paulo.
A adoção das normas citadas trouxe benefícios diversos para as empresas como: melhoria na satisfação dos clientes internos e externos e ainda maior produtividade. Comparando as duas empresas analisadas, podemos concluir que as ferramentas da qualidade adotadas em comum foram o 5S e o Ciclo PDPA.
Em relação ao pressuposto de que “A implantação da certificação FSC acarretou benefício financeiro para as empresas”, conclui-se que é falso, pois com a implantação da certificação FSC na gráfica, os ganhos foram semelhantes aos valores investidos. Já na empresa de papel não foram informados os valores investidos. Entretanto é esperado que isso seja revertido nos próximos anos, ou seja, que a adoção da FSC traga benefícios financeiros para as empresas que a implantarem.
ABNT NBR ISO 9001. Sistema de gestão da qualidade – Requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2015. IPEF. Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais. Como funciona o processo de certificação florestal? 2017. Disponível em: http://www.ipef.br/pccf/faq.asp. Acesso em: 17/08/2017. NARDELLI, A. M. B., TOMÉ, M. V. D. F., Efeito multiplicador dos benefícios da certificação florestal. Revista Floresta, p.94-98, Edição Especial, 2002. PEREIRA, P.; VLOSKY, R. A history of forest certification. Louisiana: Louisiana Forest Products Development Center, 2006.