Resumo

Título do Artigo

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA À LUZ DA AGENDA 2030: EXPERIÊNCIA NA GESTÃO DE UMA EMPRESA CONTÁBIL BAIANA
Abrir Arquivo

Tema

Responsabilidade social corporativa

Autores

Nome
1 - Brenda Giuliana Silveira Loreto
Universidade Salvador -
2 - TÂNIA CRISTINA AZEVEDO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS) - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Responsável pela submissão
3 - Taise Lordelo Alves Batista Mariano
Universidade Salvador -

Reumo

Conciliar desenvolvimento econômico e conservação da natureza é o dilema dos governantes, empesas e sociedade neste século. Este assunto tem levantado o interesse em diversos fóruns, por exemplo, a Sustainable Development Solutions que em 2015, promoveu encontro o qual foi estabelecido um plano de ação para 2030, contemplando dezessete metas globais prioritárias denominada de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nas empresas, o tema tem sido fortalecido, mediante debate de organizações que apoiam as empresas incorporarem em seus planos tais compromissos nas estratégias de negócios.
Esta investigação tem como tem como questionamento: Como empresas de serviços contábeis tem adotados práticas de RSC a luz da agenda 2030? Para responder à questão da pesquisa, o estudo tem como objetivo central objetivo diagnosticar quais práticas de RSC a luz da Agenda 2030 são adotadas por uma empresa de serviços contábeis localizada no município de Salvador/BA.
Estudos de Responsabilidade Social Corporativa são evidenciados a partir da década de 1990 teve intensificação quando algumas pesquisas acadêmicas avançaram nesta direção, atualmente tem evoluído e se situa como um dos pilares da análise no âmbito das organizações empresariais. (Lizarzaburu y Brio, 2016; Demeterko, Lucas, Sehnem, 2015). Desde 2015 tem-se na “Agenda 2030”, a possibilidade de construção de alianças para o desenvolvimento sustentável, como uma oportunidade de alavancar os negócios (UN,2015; SDG Compass, 2018).
Trata-se de estudo qualitativo, que teve no procedimento do Estudo de Caso o campo de aprofundamento, sua realização ocorreu mediante aplicação das técnicas de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. A pesquisa bibliográfica contribuiu com a construção da fundamentação teorica sobre Responsabilidade Social Corporativa (RSC) especificamente no setor de prestação de serviços contábeis, a luz dos ODS, mediante os compromissos da Agenda 2030. A pesquisa documental verificou acordos, regulamentações, documentações pertinentes ao tema.
O estudo demonstrou que a empresa investigada, desde o ano 2017 passou a desenvolver práticas coadunadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com destaque especial para as ações que incentiva a qualidade de vida urbana de seus trabalhadores. Por outro lado, as ações de fomento e iniciativas de maior responsabilidade socioambiental, e desenvolvimento e difusão de tecnologias inovadoras e sustentáveis poderiam ser mais incentivadas e ampliadas sua adoção por esta organização, como um compromisso a ser perseguido com vistas à Agenda 2030.
Os objetivos estabelecidos no estudo foram cumpridos ao identificar que a empresa estuda, no caso específico, a Organização Silveira de Contabilidade (OSC), desde 2015 passou a desenvolver esforços no intuito de perseguir práticas de responsabilidade social coorporativa, a exemplo da caminhada anual, o sistema adotado para otimização e redução do uso do papel, as campanhas de conscientização em prol da importância da qualidade de vida saudável e a abordagem preventiva aos desafios ambientais.
DEMETERKO, C. D. M. S., Lucas, M. G., & SEHNEM, S. Interfaces da responsabilidade social corporativa: Um estudo de caso da empresa vision system. Revista De Administração Da UFSM, 8, 2015. LIZARZABURU, E.; DEL BRIO, J. Responsabilidad Social Corporativa y Reputación Corporativa en el sector financiero de países en desarrollo. Revista de Mundialización, Competitividad y Gobernabilidad, 10 (1), 42, 2016. UN, United Nations. General Assembly. Transforming our world: the 2030 Agenda for Sustainable Development, 70/1, New York Resolution adopted by the General Assembly on 25 September 2015.