Resumo

Título do Artigo

Gestão Ambiental nas franquias de perfumaria na cidade de Parnaíba-PI
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Tema

Gestão ambiental

Autores

Nome
1 - AURISTELA DO NASCIMENTO MELO
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ Responsável pela submissão
2 - Celina Maria de Souza Olivindo
Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI
3 - JULIO EVARISTO PAIVA NETO
Universidade Federal do Piauí -
4 - ROSANY CORREA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI - UESPI - Universidade Estadual do Piaui
5 - Rosilene Gadelha Moraes
Universidade de Fortaleza -

Reumo

A incessante preocupação com a degradação do meio ambiente, ao longo do tempo, tem incentivado às organizações a implementarem formas variadas de promover um melhor intercâmbio com o ambiente através de ações benéficas que façam com que o meio empresarial seja mais socialmente responsável através da oferta dos seus produtos e serviços. Segundo Barbieri (2011) gestão ambiental é entendido como as diretrizes e atividades administrativas e operacionais com o objetivo de obter efeitos positivos sobre o meio ambiente.
A preocupação com a degradação do meio ambiente ao longo de décadas tem levado às organizações a assumirem posturas mais responsáveis voltadas à sustentabilidade dos seus negócios.Desta forma, propõe-se a seguinte problemática para este estudo: como as práticas de gestão ambiental são realizadas nas franquias de perfumaria da cidade de Parnaíba-PI e se há utilização da logística reversa nas mesmas. O objetivo deste trabalho consiste em identificar as práticas de gestão ambiental utilizadas nas franquias de perfumaria da cidade de Parnaíba-PI e se há utilização da logística reversa pelas mesmas
Os problemas ambientais provocados pelos humanos decorrem do uso do meio ambiente para obter os recursos necessários para produzir os bens e serviços de que necessitam e dos despejos de materiais e energia não aproveitados Barbieri (2011). Para Schiavoni (2010) quando tratamos da logística reversa, vamos nos referir ao fluxo de materiais que se iniciam nos pontos de consumo dos produtos e terminam nos pontos de origem, tendo como finalidade a recaptura de valor final.A opção pela franquia empresarial é bastante frequente no mercado de consumo de bens e serviços Kotler (2000).
Para Richardson (2011), o trabalho de pesquisa deve ser planejado e executado de acordo com normas requeridas por cada método de investigação. Para proporcionar respostas à problemática deste estudo foi utilizada a abordagem qualitativa. Dentro desta perspectiva, a pesquisa empregou como estratégia o estudo de caso múltiplo, pois foi realizada com três unidades de uma franquia de perfumaria. A coleta de dados foi feita através de entrevistas semiestruturadas durante o mês de março de 2018, respeitando o anonimato das 3 gerentes. Os dados colhidos foram submetidos à análise de conteúdo.
Em todas as unidades existem cartazes com mensagens de conscientização para o exercício do retorno das embalagens e há coletores específicos para a recepção das mesmas. Outra forma de ação que minimiza o impacto ambiental é a inserção dos refis dos produtos da marca, estes estão sendo inseridos de forma gradual no mercado e também são recolhidos por todas as unidades em Parnaíba. Há também nas três unidades a prática de reutilização do papel usado nas atividades administrativas. Caixas que advêm das embalagens que transportam os produtos da marca são vendidas a preço simbólico para reciclagem.
Ficou evidenciado que em todas as unidades pesquisadas há práticas de gestão ambiental de forma habitual, essas práticas se efetivam na venda dos produtos da franquia em refis, no recolhimento das embalagens pós-consumo que são recebidas pelas três unidades da franquia; a venda de caixas vazias para pessoas e empresas com fins de reciclagem, reutilização do papel usado para fins administrativos em todas as unidades, palestras de conscientização do pós-consumo dos produtos à comunidade local através de visitas em escolas, universidades, empresas, institutos sempre que a empresa é convidada.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FRANCHISING. Cartilha – o que é franquia, 2005. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2018. BARBIERI, José Carlos. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 2. ed. atual e ampliada. São Paulo: Saraiva, 2011 BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J. Gestão logística de cadeias de suprimentos. São Paulo: Bookman, 2006. MINAYO, M. O Desafio do Conhecimento – Pesquisa Qualitativa em Saúde. 10. ed. São Paulo: Hucitec, 2007.