Resumo

Título do Artigo

EDUCAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE: UM OLHAR PARA O FUTURO
Abrir Arquivo

Tema

Educação e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Helaine Cristine Carneiro dos Santos
Universidade Federal Rural de Pernambuco - Responsável pela submissão
2 - Ana Lúcia de Araújo Lima Coelho
-
3 - Arthur William Pereira da Silva
Universidade Potiguar - UNP - Universidade Potiguar - UNP
4 - Christiano Coelho
-

Reumo

O discurso da sustentabilidade tem sido um dos temas mais discutidos nas últimas décadas. Sua expansão gradual tem influenciado diversos campos do saber, entre eles, o campo da educação, elemento fundamental em todos os processos da constituição da cidadania. A Educação para Sustentabilidade (EpS) é um termo relativamente novo, que surgiu da necessidade de estreitar a relação entre desenvolvimento e educação (MOCHIZUKI; FADEEVA, 2011).
Visando contribuir para expansão das discussões sobre o tema e sobre as ações voltadas à educação para sustentabilidade, este trabalho tem como objetivo, por meio da abordagem fenomenográfica, analisar as concepções sobre sustentabilidade dos alunos do Ensino Fundamental II numa organização escolar.
A Educação para a Sustentabilidade é um processo de aprendizagem transformadora, em que as pessoas, sejam elas alunos, professores ou interessados no tema, desenvolvem uma nova forma de pensar e de agir, visando o alcance de uma prosperidade econômica aliada a diversidade ecológica e um comportamento responsável da sociedade (DUBEY; GUNASEKARAN; DESHPANDE, 2017). Entender o papel fundamental da educação em todos os processos da constituição da cidadania foi um ponto crucial para a solidificação do tema educação para sustentabilidade (LOPES; TENÓRIO, 2011).
A posição epistemológica utilizada nesta pesquisa foi a interpretativista. A pesquisa tem enfoque qualitativo, o que conjectura uma metodologia própria. Para Godoy (1995), a pesquisa qualitativa refere-se ao método de investigação científica que tem foco no caráter subjetivo, compreendendo as suas particularidades a partir das perspectivas dos participantes. Segundo Merriam (1998), o foco dos estudos qualitativos são a interpretação e significado. Ambas as abordagens são coerentes com o método fenomenográfico, utilizado neste trabalho.
A análise dos desenhos e relatos dos alunos do Ensino Fundamental II revelou uma riqueza de dados que ajudou a responder à questão da pesquisa e possibilitou a identificação de uma variedade de concepções a respeito da temática. Segundo Pheralli (2011), essas experiências permitem que, embora as pessoas cresçam no mesmo ambiente, elas compreendam e interpretem de forma diferente os mesmos acontecimentos. A pesquisa com os alunos revelou cinco maneiras qualitativamente diferentes de conceber a sustentabilidade relacionadas entre si e categorizadas de acordo com uma composição específica.
Fica evidenciado, nesta pesquisa, que a maior parte dos alunos que participaram deste estudo concebe a sustentabilidade relacionando-a ao seu contexto vivido local, categoria II. Observando-se a variação destas concepções, durante o ensino fundamental, percebe-se que, em sua maioria, as concepções dos alunos ainda são superficiais. O caminho ainda é longo, mas já começa a ser trilhado.
ALMEIDA, F. J. Por uma vida sustentável. 2012. Disponível em: . Acesso em 28 de agosto 2016. AZEVÊDO, A.; GRAVE, P. S. A virtude epistêmica do administrador: primeiras explorações. In: COLÓQUIO DE EPÍSTEMOLOGIA E DA CIÊNCIA EM ADMINISTRAÇÃO, 1., 2011, Florianópolis. Anais Eletrônicos do I Seminário de Epistemologia e Ciência da Administração. Florianópolis, 2011.