Resumo

Título do Artigo

Inovação Orientada à Sustentabilidade: Modelo de Negócio e Desempenho em Empresas Familiares.
Abrir Arquivo

Tema

Inovação sustentável

Autores

Nome
1 - Gabriela Bertoletti Johann
Universidade Comunitária da Região de Chapecó- Unochapecó - Responsável pela submissão
2 - Givanildo Silva
Universidade Comunitária da Região de Chapecó- Unochapecó - ACSA

Reumo

A inovação orientada à sustentabilidade tem despertado interesse na área acadêmica e empresarial. Foi realizado estudo de casos de duas empresas familiares (indústria e supermercado) que investiram no desenvolvimento de ações para maximizar benefícios à sociedade e ao ambiente. A inovação orientada à sustentabilidade é o que impulsiona as inovações tecnológicas e organizacionais que resulta em aumento de lucratividade, pois motiva o uso eficiente de recursos, eficiência energética e hídrica, acabando por reduzir custos e impactando na imagem da empresa (NIDUMOLU; PRAHALAD; RANGASWAMI, 2009).
O problema de pesquisa trata-se de uma análise de casos da inovação sustentável, do modelo de negócio e do desempenho empresarial em empresas familiares no Rio Grande do Sul. O objetivo deste estudo é analisar se a inovação orientada à sustentabilidade influencia no modelo de negócio e o desempenho de empresas familiares.
Os conceitos de inovação orientada à sustentabilidade, modelo de negócio, empresas familiares, desempenho empresarial e sua relação com esse tipo de inovação são abordados na fundamentação teórica. Inovação voltada à sustentabilidade é conceituada por Adams et. al (2013), Chesbrough e Rosenbloom (2002) abordam o conceito de modelo de negócio, Doluca, Wagner e Block (2018) apresentam a relação das empresas familiares com a sustentabilidade e Nidumolu, Prahalad e Rangaswami (2009) abordam os benefícios desse tipo de inovação e seu impacto no desempenho.
Caracteriza-se como um estudo de caso onde foi analisado se a inovação sustentável possui relação com o modelo de negócio e o desempenho em empresas familiares. Para atender aos objetivos foi realizada pesquisa qualitativa. Para a coleta de dados foi realizada entrevista, observação formal e análise documental. A observação direta também propiciou provas a respeito de fatos além de levar a um contato mais direto com a realidade. Para análise documental foram utilizados os sites e materiais de apresentação utilizados em palestras e feiras, notas fiscais e materiais divulgados pelo Facebook.
Relatos de que as empresas familiares apoiam times esportivos de comunidades rurais, realizam palestras e promovem o plantio de árvores nativas por crianças, captam e reutilizam água da chuva e tem projeto para utilização de energia solar são algumas evidências captadas das entrevistas e demonstram que se preocupam com a sociedade e meio ambiente utilizando eficientemente os recursos, motivadas pelo cuidado com a imagem e pelos benefícios financeiros advindos dessas medidas. Os resultados corroboram com as afirmações de Doluca, Wagner e Block (2018) e Nidumolu, Prahalad e Rangaswami (2009).
Depreendeu-se dos relatos que as duas empresas familiares inovam de forma incremental visando à sustentabilidade, investem em ações que gerem benefícios à sociedade e ao ambiente porque se preocupam com sua imagem, tendo orientação a ações de longo prazo. Ambas buscam medidas que aumentem a eficiência hídrica. E pode-se perceber que o objetivo inicial, quando se busca um viés sustentável é melhorar a reputação, porém, como consequência, ocorre redução de custos e benefícios financeiros são alcançados.
Adams, R., Jeanrenaud, S., Bessant, J., Denyer, D., & Overy, P. (2016). Sustainability‐oriented innovation: a systematic review. International Journal of Management Reviews, 18(2), 180-205. Doluca, H., Wagner, M., & Block, J. (2018). Sustainability and Environmental Behaviour in Family Firms: A Longitudinal Analysis of Environment‐Related Activities, Innovation and Performance. Business Strategy and the Environment, 27(1), 152-172. Nidumolu, R., Prahalad, C. K., & Rangaswami, M. R. (2015). Why sustainability is now the key driver of innovation. IEEE Engineering Management Review, 43(2), 85-91.