Resumo

Título do Artigo

GESTÃO ESTRATÉGICA SOB A ÓTICA DA PERFORMANCE SOCIOAMBIENTAL DAS ORGANIZAÇÕES
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Tema

Estratégia para a sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Samanta Bellão Peixotto
-
2 - Samuel Carvalho De Benedicto
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) Responsável pela submissão
3 - Cândido Ferreira da Silva Filho
PUC Campinas -
4 - Cibele Roberta Sugahara
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Reumo

As corporações têm sido pressionadas por seus stakeholders para implantar iniciativas que estejam de acordo com os princípios da sustentabilidade socioambiental, além da econômica (AKTAS et al., 2013). O tema promove a reconfiguração das atividades operacionais e, gradativamente, tem chegado à alta gestão das organizações, garantindo que as mudanças ocorram em nível estratégico (FEIL et al, 2015). Uma gestão estratégica eficaz torna possível a geração de resultados econômicos, sem permitir que a sustentabilidade socioambiental seja deixada de lado.
O estudo pretende buscar uma resposta à seguinte questão: É possível relacionar o sucesso econômico de uma empresa ao fato da mesma valorizar, em sua atuação, a mitigação do impacto que suas ações causariam ao meio ambiente? O estudo tem como objetivo discutir sobre a importância e aplicabilidade da gestão estratégica nas organizações na construção de vantagens competitivas e suas relações com a responsabilidade socioambiental. O intuito é apresentar a atuação estratégica como essencial à responsabilidade e performance socioambiental, independente do porte da organização.
As estratégias e o planejamento são componentes essenciais no alcance dos objetivos e na construção da vantagem competitiva e devem contemplar as dimensões econômica e socioambiental (ANDRADE et al., 2012). A sustentabilidade estratégica empresarial não poderá ser alcançada sem levar em conta o tripé da sustentabilidade (OLIVEIRA et al. 2012). Adotar o tripé da sustentabilidade não envolve custos adicionais e gera resultados positivos para as empresas (CAVALCANTE et al., 2007). O relatório de sustentabilidade demonstra a amplitude do compromisso socioambiental da empresa (CORRÊA et al. 2012).
A revisão de literatura discutiu a necessidade e importância de uma visão estratégica pactuada com o desempenho social, ambiental e, consequentemente, econômico. Como evidência empírica, foi realizada uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa utilizando como fonte de dados os Relatórios de Sustentabilidade 2016 e 2017 da empresa Honda, uma multinacional presente na América do Sul há 45 anos, que desenvolve ações que exemplificam e expõem o quão promissor pode ser um modelo de gestão estratégica em conexão com a responsabilidade socioambiental.
Para incorporar o tripé da sustentabilidade, a Honda realizou uma pesquisa com seus stakeholders. Para alcançar equilíbrio e perenidade do negócio, a empresa focou em: qualidade e segurança do produto; performance ambiental dos produtos; satisfação do cliente; inovação; governança corporativa; compromisso social e ambiental. Na área ambiental, a empresa elaborou estratégias, com dataque para a implantação do Parque Eólico, em Xangrilá/RS, com investimento de R$ 107 milhões. Além da economia, o projeto possibilitou que a Honda deixasse de emitir 18 mil toneladas de CO2 na atmosfera.
A análise da Honda S/A permite concluir que a construção da vantagem competitiva de uma organização está diretamente ligada à visão estratégica da alta gestão, que deve estar alinhada às dimensões econômica, social e ambiental. Na empresa estudada, as ações estratégicas tomadas para contemplar o tripé da sustentabilidade promoveram a reconfiguração das atividades, gerando mudanças em todos os níveis da organização: operacional, tático e estratégico. Os resultados obtidos pela empresa envolvem: redução de custos, imagem positiva, compromisso social e preservação ambiental.
AKTAS, R. et al. Corporate sustainability reporting and analysis of sustainability. Int. Jour. Eco. Finance, v. 5, n. 3, p. 113-125, 2013. CORRÊA, R. et al. Evolução dos níveis de aplicação de relatórios de sustentabilidade. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 7, n. 2, p.24-40, 2012. FEIL, A.A. et al. Mensuração da Sustentabilidade das Corporações com Selo ISE. Ambiente Contábil, v. 7, n. 1, p. 254- 272, 2015. OLIVEIRA, L.R. et al. Sustentabilidade: da evolução dos conceitos à implementação como estratégia nas organizações. Produção, v. 22, n. 1, p.70-82, 2012.