Resumo

Título do Artigo

Formas de comunicação das empresas brasileiras mais sustentáveis do mundo em 2018: um estudo a partir dos websites.
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Tema

Marketing e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Leticia Franco Martinez
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP) - Responsável pela submissão
2 - Flávio Ruhnke Valério
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Reumo

Durante as décadas passadas, a questão de sustentabilidade se tornou tema dominante no mundo todo (KI; SHIN, 2015). Devido sua importância, as empresas começaram a investir fortemente em comunicações voltadas à evidenciar seus esforços em sustentabilidade. A comunicação e o reporte de práticas de sustentabilidade foram se tornando mais comuns ao longo dos últimos anos e, atualmente, não são apenas bem aceitos pela sociedade, mas também se espera que as empresas o façam (O’DONOVAN, 2002).
De acordo com Bortree (2009) a internet e os websites das empresas estão se tornando importantes canais de comunicação sobre o tema com stakeholders. O problema de pesquisa se baseia na pergunta: quais as formas de comunicação utilizadas pelas empresas brasileiras mais sustentáveis do mundo em 2018 para atingir seu público alvo? E o objetivo do estudo está em contribuir para o entendimento da comunicação relacionada a sustentabilidade, através dos websites de empresas reconhecidas por suas atitudes socioambientais, por estes serem plataformas altamente utilizadas no contexto brasileiro.
As mídias utilizadas para reportar ações de sustentabilidade evoluíram ao longo do tempo, inicialmente isso era realizado nos relatórios anuais das empresas, mas com o ganho de importância, relatórios dedicados exclusivamente à sustentabilidade foram implantados e, mais recentemente, estão sendo usadas mídias na internet (LODHIA, 2014). Alinhado com a definição de sustentabilidade, o conceito de comunicações de sustentabilidade pode ser entendido como esforços de comunicação voluntários, planejados e estratégicos para trabalhar tópicos econômicos, sociais e ambientais (KI; SHIN, 2015).
Trata-se um estudo exploratório, realizado com base em dados secundários de caráter qualitativo coletados a partir dos sites oficiais das empresas brasileiras contidas na tradicional lista “The Global 100”, divulgada pela revista Corporate Knights. Para a análise, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, conforme explicada por Bardin (2009) e as informações encontradas nos sites das empresas foram divididas em quatro categorias básicas, baseadas no estudo de Ki e Shin (2015) : imagem de natureza; dimensão cultural; "desempenho pró-ambiental.
Todas empresas possuem um relatório anual de sustentabilidade, porém, Frost et al. (2005), encontraram evidências de que nos relatórios de sustentabilidade, a maior parte das informações publicadas eram relacionadas à dimensão ambiental, enquanto que os sites das empresas tendem a apresentar uma maior variedade de informações. De fato, as variedades de informações dentro dos sites são maiores e, também, são apresentadas de maneira mais didática. Sendo assim, os resultados obtidos a partir dos sites das cinco empresas selecionadas, foram apresentados em quadros resumos.
Através deste estudo, pode-se concluir que comunicar a sustentabilidade é extremamente importante dentro do meio organizacional, visto que todos os websites analisados possuem pelo menos um tópico que direcione para esse tema. As cinco empresas selecionadas preenchem a maioria das categorias tratadas nesta pesquisa, por serem de fato sustentáveis, já que fazem parte do ranking “The Global 100” e atendem todos indicadores que essa lista exige como consumo de energia, emissões de carbono, consumo de água, resíduos sólidos, capacidade de inovação, entre outros. O destaque foi a Natura.
Ki e Shin (2015); O’Dovan (2002); Bortree (2009); Lodhia (2014); Bardin (2009)