Resumo

Título do Artigo

Economia circular e avaliação econômica de projetos: proposta metodológica para cálculo dos impactos diretos e indiretos
Abrir Arquivo

Tema

Sustentabilidade na economia e na contabilidade

Autores

Nome
1 - Raimundo Eduardo Silveira Fontenele
Universidade Federal do Ceará - UFC - Responsável pela submissão

Reumo

Recentemente, muitos países vêm buscando adotar a economia circular (EC), como um modelo de desenvolvimento alternativo para economizar recursos, melhorar a eficiência do uso dos recursos e proteger o meio ambiente. Na prática, a maioria das pesquisas é focada nos conceitos e princípios de desenvolvimento da EC, ou no estudo da engenharia e tecnologias, como tecnologia de produção limpa. No entanto, quanto à construção de um modelo econômico que permita captar os impactos da EC, as pesquisas atuais ainda são muito incipientes.
O artigo procura caracterizar o estado da arte da EC, dentro das metodologias tradicionais de avaliação econômica, e buscar responder a seguinte questão: de que maneira é possível quantificar os impactos diretos e indiretos da economia circular? O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta metodológica para inclusão da EC nos métodos de avaliação econômica. Trata-se de uma tentativa para corrigir uma carência das pesquisas e modelos de EC no âmbito das análises custo-benefício tradicionais e no cálculo da contribuição da cadeia de valor na economia nacional.
Existe um consenso na literatura que estabelece a necessidade de se avaliar, em termos econômicos, os impactos ambientais de um projeto, para que se possa incorporá-los aos fluxos de caixa dos projetos. Entretanto, como esta avaliação monetária é, em geral, de difícil mensuração, por tratar-se de valoração indireta de investimentos que afetam o valor de opção e o valor de existência dos recursos ambientais, a determinação do mérito de um projeto depende do ponto de vista que se situa o avaliador. Num sistema de EC a ótica privada é substituída pela ótica coletiva, do conjunto da sociedade.
A metodologia é apresentada no âmbito dos estudos das cadeias de valor, com base em uma lista de informações requeridas para o cálculo da contribuição da cadeia de valor na economia nacional. A estrutura da proposta metodológica compõe-se de duas partes. A primeira parte é destinada à apresentação conceitual da cadeia de valor e da metodologia de cálculo da sua contribuição na economia nacional. A segunda parte destina-se a transformar o Método dos Efeitos, com o detalhamento do cálculo dos impactos diretos e indiretos de uma cadeia de decorrentes das atividades da EC.
Existe um consenso sobre o papel fundamental do gerenciamento de resíduos e recursos na transformação de um novo paradigma produtivo baseado na transição de um modelo linear para um circular, em que o valor de materiais e recursos é mantido na cadeia de fornecimento. De posse das taxas de importação e de valor agregado das produções locais, respectivamente, das economias linear e circular, podem-se estimar os impactos indiretos provocados pelas atividades econômicas induzidas pelo funcionamento da cadeia de valor nos demais agentes da economia.
Uma proposta concreta para incluir a EC nos métodos de avaliação econômica foi o objetivo desse trabalho, a partir do Método dos Efeitos. Trata-se de uma tentativa para corrigir uma carência das pesquisas e modelos de EC no âmbito das análises custo-benefício tradicionais. Após contextualizar o fluxo linear da renda tradicional e incorporar a questão da EC na identidade macroeconômica Produto-Dispêndio, o artigo apresenta um quadro metodológico para incorporação da EC no cálculo da contribuição da cadeia de valor na economia nacional.
CHERVEL, M. L’évaluation économique des projets - Calculs économiques et planification, PUBLISUD, Paris, 1995. ELLEN MACARTHUR FOUNDATION. Towards a Circular Economy: Business Rationale for an Accelerated Transition, 2015. Disponível em: